Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Segunda - 14 de Maio de 2007 às 09:29

    Imprimir


O papa Bento 16 disse neste domingo, ao deixar o Brasil rumo ao Vaticano, que viveu no país “horas intensas e inesquecíveis”.

“Na minha memória ficarão para sempre gravadas as manifestações de entusiasmo e de profunda piedade deste povo generoso da Terra de Santa Cruz”, disse o papa em Guarulhos (SP) ao vice-presidente Jose Alencar, que representou o governo brasileiro na despedida do pontífice.

Falando em "nome do presidente e do povo brasileiro", José Alencar disse compartilhar "a percepção de que existe um vazio de esperança no mundo da globalização".

Em outro trecho, Alencar afirmou que a solidariedade não pode ser vista como uma coisa fora do processo de desenvolvimento.

Bento 16 encerrou neste domingo uma visita de cinco dias ao Brasil, a primeira de seu papado fora do continente europeu.

Na passagem pelo Brasil, além do contato com os fiéis, ele encontrou-se com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, canonizou o primeiro santo nascido no Brasil, reuniu-se com jovens e abriu a 5ª Conferência Episcopal da América Latina e do Caribe.

Leia abaixo a íntegra da mensagem de despedida do papa ao povo brasileiro.

"Senhor vice-presidente,

Ao deixar esta terra abençoada do Brasil, eleva-se na minha alma um hino de ação de graças ao Altíssimo, que me permitiu viver aqui horas intensas e inesquecíveis, com o olhar dirigido à Senhora Aparecida que, do seu Santuário, presidiu o início da 5ª Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe.

Na minha memória ficarão para sempre gravadas as manifestações de entusiasmo e de profunda piedade deste povo generoso da Terra de Santa Cruz que, junto à multidão de peregrinos provindos deste continente de esperança, soube dar uma pujante demonstração de fé em Cristo e de amor pelo sucessor de Pedro. Peço a Deus que ajude os responsáveis, seja no âmbito religioso que no civil a imprimir um passo decidido àquelas iniciativas, que todos esperam, pelo bem comum da grande Família Latino-Americana.

A minha saudação final, repassada de gratidão, vai para o Senhor Presidente da República, para o governo desta nação e do Estado de São Paulo, e para as demais autoridades brasileiras que tantas provas de delicadeza quiseram-me dispensar nestes dias.

Estou também agradecido às autoridades consulares, cuja diligente atuação facilitou sobremaneira a participação das próprias Nações nestes dias de reflexão, oração e compromisso pelo bem comum dos participantes a este grande evento.

Um particular pensamento de estima fraterna dirijo-o, com profundo reconhecimento, aos senhores cardeais, aos meus irmãos no episcopado, aos sacerdotes e diáconos, religiosos e religiosas, aos organizadores da Conferência. Todos contribuíram para abrilhantar estas jornadas, deixando a quantos nelas tomaram parte cheios de alegria e de esperança – grandium et spes – na família cristã e na sua missão no meio da sociedade.

Tende a certeza de que levo a todos no meu coração, donde brota a benção que vos concedo e que faço extensiva a todos os povos da América Latino e do mundo.

Muito obrigado!"





Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/227780/visualizar/