Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 14 de Maio de 2007 às 06:49

    Imprimir


Pelo menos oito membros dos Tigres de Libertação da Pátria Tâmil (LTTE) e um soldado do Governo morreram em dois enfrentamentos entre o Exército e essa guerrilha no norte do Sri Lanka, informou hoje o Ministério da Defesa.

O mais duro dos combates, que causou a morte de sete guerrilheiros e a de um membro do Exército, aconteceu por volta da meia-noite (15h de domingo em Brasília) na fronteira dos distritos nortistas de Mannar e Vavuniya, segundo o Ministério em comunicado.

Outro rebelde tâmil morreu esta manhã no distrito nortista de Jaffna, quando uma granada explodiu em suas mãos.

O norte do Sri Lanka é uma das áreas mais atingidas pelo conflito separatista na ilha e uma das tradicionais fortificações da guerrilha tâmil.

Desde o fracasso em outubro do ano passado da última rodada de diálogo entre a guerrilha dos Tigres de Libertação da Pátria Tâmil e o Governo, a violência não parou de aumentar, com enfrentamentos quase diários.

A escalada de ataques entrou em uma nova fase em abril, quando uma série de bombardeios por parte dos rebeldes mostrou que, pela primeira vez em sua história, a guerrilha tem poderio aéreo.

Os LTTE pegaram em armas na década de 80 para reivindicar um Estado independente no norte e leste do Sri Lanka, zonas nas quais a etnia tâmil é maioria, frente à cingalesa que domina no resto do país.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/227820/visualizar/