Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 14 de Maio de 2007 às 06:31

    Imprimir


As duas Coréias concordaram hoje em trocar a lista dos passageiros que viajarão na próxima quinta-feira no histórico teste do trem intercoreano, que voltará a unir os dois países após 56 anos de separação.

O Ministério da Unificação sul-coreano informou após um encontro de trabalho que ambos os países concordaram que as duas locomotivas de cinco vagões viajem com 100 sul-coreanos e 50 norte-coreanos a bordo.

Está previsto que os trens cruzem ao meio-dia da quinta-feira a Linha de Demarcação Militar (LDM) que divide as duas Coréias desde o fim da Guerra da Coréia em 1953.

A linha Kyongui percorrerá os 27,3 quilômetros que separam a estação de Munsan, no sul, e a de Kaesong, no norte, enquanto a linha Donghae, que percorre a costa oeste da península, traçará os 25,5 quilômetros entre a estação norte-coreana de Kungang e a sul-coreana de Jejin.

Este acordo foi alcançado após a reunião de generais dos dois países realizada na semana passada na zona desmilitarizada de Panmunjom, na qual foram acordadas as medidas de segurança necessárias para este teste.

Seul insistiu na necessidade que o mesmo número de passageiros viajasse a bordo dos dois trens, mas Pyongyang rejeitou a proposta sul-coreana fornecer qualquer explicação.

A lista de passageiros será trocada entre os dois países na quarta-feira, na cidade norte-coreana de Kaesong.

Na delegação sul-coreana estarão presentes o ministro da Unificação, Lee Jae-jong, e o de Construção e Transporte, Lee Yung-seok.

Também viajará o vice-ministro de Defesa sul-coreano, Kim Young-ryong, segundo informou hoje o Ministério da Defesa.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/227823/visualizar/