Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 14 de Maio de 2007 às 04:30

    Imprimir


O presidente George W. Bush disse neste domingo, durante as comemorações do 400º aniversário da primeira colônia inglesa na América, que os Estados Unidos têm orgulho por dirigir "o progresso da liberdade" no Iraque, Afeganistão e em outras partes do mundo.

Ao comemorar a fundação da primeira colônia inglesa nos Estados Unidos, em 1607, Bush fez referência aos países sacudidos pela violência e admitiu que "o caminho para a democracia é longo e duro".

Mas Bush destacou que "os Estados Unidos estão orgulhosos de promover a expansão da democracia, e devemos seguir juntos a todos os que estão lutando por sua liberdade".

"O progresso da liberdade é a questão mais importante do nosso tempo, e novos capítulos são escritos a cada dia, da Geórgia à Ucrânia, do Quirguistão ao Líbano, do Afeganistão ao Iraque.

Jamestown, na costa da Virgínia, foi fundada por 104 ingleses, que levantaram uma vila diante do rio James a partir de 14 de maio de 1607, em uma ilha pantanosa e repleta de mosquitos.

Os colonos procuravam ouro e uma rota para o Oriente, mas encontraram apenas doenças, seca e enormes dificuldades. "A expansão de Jamestown teve um terrível custo para as tribos nativas da região, que perderam suas terras e seu estilo de vida", disse Bush.

Muitos dos 15 mil nativos norte-americanos que viviam na área de Jamestown por volta de 1607 morreram das doenças trazidas pelos europeus ou em combates com os colonos.

A rainha Elizabeth II da Inglaterra, que visitou os Estados Unidos há alguns dias, também participou das comemorações dos 400 anos de Jamestown.





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/227851/visualizar/