Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 13 de Maio de 2007 às 19:42

    Imprimir


O líder de um grupo anti-EUA do Afeganistão afirmou ter informações de que Osama bin Laden estava vivo e que havia deixado de distribuir comunicados para não chamar atenção, revelou um vídeo divulgado no domingo.

O longo silêncio do líder da Al-Qaeda alimentou boatos de que o homem mais procurado do mundo teria morrido. "Com base nas informações de que disponho, acredito que Osama esteja vivo", afirmou Gubuddin Hekmatyar, cujas forças atuam no sudeste do Afeganistão, perto do Paquistão.

As declarações de Hekmatyar eram parte de um vídeo sem data divulgado pelo canal de TV Arabiya e foram traduzidas para o árabe. "Também acredito ser bom o fato de ele não aparecer nos meios de comunicação e acredito ser algo inteligente não divulgar comunicados ou gravações mesmo depois de um longo período de tempo", afirmou Hekmatyar, sem dar maiores detalhes.

O militante, um ex-primeiro-ministro do Afeganistão, integra hoje a lista de procurados elaborada pelos EUA e lidera uma insurgência diferente daquela capitaneada pelo movimento islâmico Taliban contra o governo afegão e os soldados estrangeiros comandados pelos EUA e pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Em janeiro, Hekmatyar afirmou que combatentes ligados a seu grupo haviam ajudado Bin Laden e o vice dele, Ayman al-Zawahri, a escapar de uma grande caçada realizada sob o comando dos EUA no leste do Afeganistão, no final de 2001.

O vídeo mais recente de Bin Laden surgiu em 2004 e a última gravação de vídeo, na metade de 2006. Acredita-se que o líder da Al-Qaeda esteja escondido na região de montanha localizada na fronteira do Afeganistão com o Paquistão.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/227865/visualizar/