Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sábado - 12 de Maio de 2007 às 06:17

    Imprimir


A ministra do Turismo, Marta Suplicy, quer incentivar os portugueses a votar no Cristo Redentor no concurso "As Sete Novas Maravilhas do Mundo", que será encerrado em Lisboa, em julho. Em entrevista à Agência Lusa, Marta, que está na capital portuguesa para participar da Cúpula Mundial de Turismo, do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC, na sigla em inglês), lançou a idéia de pedir a intervenção de um "peso pesado", o técnico brasileiro Luiz Felipe Scolari, para "convocar" Portugal. Ele dirige a seleção portuguesa.

"Estou pedindo (o apoio dos portugueses), mas não sei como se fala ao coração português. Se o Felipão pedisse, seria bom", afirmou a ministra do Turismo, que assumiu a pasta em março último.

O Cristo está entre os dez últimos colocados, segundo o site oficial das Sete Novas Maravilhas do Mundo. Os interessados em votar devem acessar www.new7wonders.com. Para Marta, a vitória do Cristo Redentor seria também uma vitória para os turistas portugueses, os europeus que mais procuram o Brasil.

Segundo o Ministério do Turismo brasileiro, Portugal é o terceiro maior emissor de turistas para o Brasil. Em 2005, foram 357,6 mil, 8% do total. Da Argentina veio quase 1 milhão e dos Estados Unidos, 793,5 mil.

"Quando (o turista) voltar, ele vai encontrar o Rio mudado. Vai haver a hipótese de se ter um serviço mais qualificado. Mais turismo gera mais emprego, que gera mais qualificação profissional e exigência", disse a ministra e ex-prefeita de São Paulo.

Alertada para o fato de que o Cristo Redentor possui uma réplica em Lisboa - inaugurada em 1940 para celebrar a neutralidade portuguesa na 2ª Guerra Mundial -, Marta fez questão de levar o repórter fotográfico da Agência Lusa até uma varanda com vista para o rio Tejo, para que fosse fotografada com o monumento ao fundo.

Para Marta, o Cristo Redentor tem boas chances de ganhar e o Rio teria muito a ganhar com isso: projeção internacional e criação de cerca de 250 mil empregos indiretos, no turismo e em atividades complementares.

Mas o monumento brasileiro está "concorrendo com pesos pesados, como a Basílica de Santa Cecília, em Istambul, e o Coliseu de Roma", reconheceu a ex-prefeita de São Paulo.

No concurso, cujos resultados serão definidos por meio de votação na Internet, estão ainda os locais latino-americanos de Machu Picchu (Peru), Chichén Itzá (México) e as Estátuas da Ilha de Páscoa (Chile).

Completam a lista: Acrópole (Atenas), Alhambra (Espanha), Torre Eiffel (França), Pirâmides de Gizé (Egito), Taj Mahal (Índia), Kremlin (Rússia), Grande Muralha (China), Estátua da Liberdade (EUA), Angkor (Camboja), Templo Kyomizu (Japão), Castelo de Neuschwantein (Alemanha), Petra (Jordânia), Stonehenge (Inglaterra), Ópera de Sydney (Austrália) e Timbuktu (Mali).

As Sete Novas Maravilhas do Mundo, uma iniciativa da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e da Fundação New Seven Wonders, serão anunciadas em Lisboa em 7 de julho. A entrega do prêmio ocorrerá no Estádio da Luz e será transmitida por mais de 150 redes de televisão de todo o mundo.




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/228051/visualizar/