Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sexta - 11 de Maio de 2007 às 22:10

    Imprimir


Aparecida ficou com cara de São Paulo. O Papa Bento XVI passou pelas ruas da cidade por volta das 19h30 desta sexta-feira (11) e deixou para trás um movimento poucas vezes visto na cidade do Vale do Paraíba. O município de cerca de 35 mil habitantes conheceu o trânsito das grandes cidades.

Quem transitava ao redor da Praça Benedito Meireles, a principal da cidade, por volta das 20h, precisou de paciência. “Trânsito deste jeito eu nunca vi. Mas a gente entende, agüentamos o transtorno”, disse a vendedora Ângela Bezerra Simões, de 26 anos.

A diarista Maria Margarida Aparecida Sousa, de 50 anos, também se espantou com o movimento. “Eu nunca vi tanto carro assim”, afirmou. Apesar do trânsito, ela disse estar muito feliz com os visitantes. “Está todo mundo alegre pela vinda do nosso santo padre.”

De acordo com estimativa do Centro de Operações de Segurança Integrada (Cosi), 10 mil pessoas acompanharam a chegada do Papa na cidade – entre Santuário de Nossa Senhora Aparecida, onde Bento XVI desceu de helicóptero, as ruas da cidade e na entrada do Seminário Bom Jesus, local de hospedagem da comitiva. Aparecida deve receber 500 mil visitantes nos dias 11, 12 e 13 de maio.

Com os hotéis da cidade lotados, os moradores abriram as portas para parentes e amigos. “Tenho amigos do Rio de Janeiro que vieram só por causa dele”, contou Ângela. Ela disse que há pessoas hospedadas em sua casa e de toda a sua família.

Bem perto do Papa

Os moradores de Aparecida ficaram emocionados com a chegada do Papa. “Eu consegui ver de pertinho e senti uma emoção tão grande que minha perna tremeu”, contou a dona-de-casa Miriam Mascarino Souza, de 42 anos. Os olhos dela se encheram de lágrimas ao falar sobre Bento XVI. “Pedi que ele abençoasse minha filha, que tem problemas respiratórios”, contou.

Miriam acompanhou a rápida passagem do pontífice pela praça, onde foi montado um telão que transmite uma emissora de TV local, com programação católica. Depois de ver o papamóvel, cerca de 30 pessoas ainda continuaram sentadas em cadeiras dispostas em fileiras, acompanhando as reportagens sobre Bento XVI.

Com o movimento intenso, muitos moradores adiaram a volta para casa. “Se não fosse o Papa, eu já estaria em casa”, disse a balconista Derci Fátima, de 41 anos. Para ela, a cidade só tem a comemorar, mesmo com tanta mudança na rotina. “É bom em todos os sentidos, tanto para a religião como para o comércio”, afirmou.

A comerciante Claudinéia Maciel, de 43 anos, contou que Aparecida se preparou muito para este dia. “Todo mundo só falava nisso, era uma expectativa muito grande”, disse. Ela filmou com o celular a passagem do Papa, mas reclamou da qualidade das imagens. “Não ficou muito bom”, lamentou. “Mas pelo menos eu consegui vê-lo de pertinho.”




Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/228078/visualizar/