Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 11 de Maio de 2007 às 18:02

    Imprimir


A campanha de vacinação contra a gripe já imunizou 10.273 pessoas de 60 anos ou mais em Rondonópolis. Esse total equivale a 92,29% da meta estipulada pelo Ministério da Saúde para a 9ª Campanha Nacional de Vacinação do Idoso, que iniciou no dia 23 do mês passado. A responsável pela Vigilância Epidemiológica do Município, Magda Rosa de Lima, acredita que na próxima semana a Secretaria Municipal de Saúde atingirá a meta e será encerrada a campanha.

Magda destacou que o objetivo é vacinar 11.131 idosos, o que corresponde a 100% da meta estimada pelo Ministério, ao contrário de alguns municípios do país que buscam atingir apenas 70%. Estudos revelam que a vacina gera redução nas internações e mortes por complicações da gripe nos idosos.

O Ministério da Saúde garante que a vacina raramente provoca reação e nunca provoca gripe. Quando alguém fica gripado dias após ter sido vacinado é porque já estava contaminado pelo vírus e não houve tempo suficiente para a ação da vacina. Ainda assim, quando isso acontece, os sintomas da gripe são mais fracos. Algumas pessoas podem apresentar dor leve e pequena vermelhidão no local de aplicação. Em raras ocasiões, podem ocorrer febre baixa, mal-estar e dor no corpo, mas esses sintomas desaparecem entre 24 e 48 horas.

A vacina protege de outros problemas de saúde, as pessoas portadoras de doenças pulmonares, doenças do coração e dos vasos sanguíneos são ainda mais beneficiadas, pois a vacina diminui as complicações e o número de mortes provocadas por estas doenças.

Todas as pessoas de 60 anos ou mais devem tomar a vacina principalmente aqueles que são cardíacos, asmáticos, diabéticos, hipertensos, que têm insuficiência renal ou hepática, portadores sintomáticos ou assintomáticos do vírus HIV ou com outro estado associado à baixa.

Quem não pode tomar a vacina

Pessoas que já tenham apresentado reação alérgica grave à dose anterior da vacina e a proteínas do ovo não devem receber a vacina. Também não devem tomá-la os portadores de doenças neurológicas em fase aguda comprovada: meningite, encefalite, surto de esclerose múltipla, derrame cerebral, traumatismo craniano e pós-operatório de tumores.





Fonte: RMT On Line

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/228151/visualizar/