Exportação de carne cresce 85% em Mato Grosso
Segundo o coordenador do Centro Internacional de Negócios (CIN) da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), Emerson Moura, a região vem sendo beneficiada pelo embargo imposto ao Paraná e Mato Grosso do Sul, dois grandes exportadores da mercadoria, desde o surgimento de casos de aftosa nessas regiões. "O bom desempenho deve-se, principalmente, à abertura de novos mercados consumidores, como o Leste Europeu, Arábia Saudita, Argélia e Ilhas Canárias, além do aumento no consumo dos países que já compram de Mato Grosso", avalia.
Nos três primeiros meses do ano, o complexo carne representou 19% das exportações totais de Mato Grosso. Para o presidente do Sindicato das Indústrias de Frigoríficos do Estado de Mato Grosso (Sindifrigo), Luiz Antônio Freitas Martins, a carne produzida na região é muito procurada no mercado externo. "É uma carne saudável, livre de doenças. Além disso, as indústrias frigoríficas investiram na capacidade instalada e no aumento da produtividade, visando atender às exigências impostas pelos clientes", diz.
Exportação de carne suína aumentou 1.430%
A carne suína foi o destaque do complexo nas exportações, devido ao significativo aumento de 1.430% em relação ao ano passado. Em 2007, foram comercializados U$ 9,9 milhões, contra U$ 650 mil de 2006. "O mercado externo para a carne suína é muito promissor. O setor deve se estruturar para conseguir atender à demanda internacional. O produto mato-grossense é de alta qualidade e tem conquistado bastante espaço no mercado internacional", afirma Moura.
Mesmo com o aumento significativo na comercialização da carne suína, o principal produto da pauta de exportação do complexo continua sendo a carne bovina, com 15,78% do total exportado, que correspondem a U$ 146 milhões. Em relação a 2006, o produto apresentou um aumento de 76% nas vendas. A carne bovina in natura (desossada) lidera a pauta, totalizando, no período, U$ 134 milhões. Em seguida, a carne de aves, com 2,19% do total e U$ 20,32 milhões. Mato Grosso possui, hoje, 38 frigoríficos com inspeção federal, sendo 33 de abate bovino e suíno, quatro de abate de aves e um de abate especificamente suíno. O setor é representado pelo Sindifrigo e conta com 23 associados atualmente.
Comentários