Empresa divulga o quanto seus produtos poluem
Uma empresa já saiu na frente nesse processo, a Natura, que pretende ser a pioneira na divulgação das emissões de gases de efeito estufa dos produtos, inserindo as informações nas embalagens. A medição será feita levando em conta todo o ciclo de vida dos itens e não apenas as emissões diretas, ou seja, proveniente de transporte, veículos próprios, ar-condicionado, geradores e gases como o liquefeito de petróleo, extração da matéria-prima, distribuição.
Desde março, a Natura inclui nas embalagens uma tabela ambiental, muito semelhante àquelas tabelas com valores nutricionais e calorias de cada alimento, com as seguintes informações:
· Percentual dos ingredientes vegetais contidos na fórmula (que podem ser encontrados da mesma forma na natureza);
· Percentual dos ingredientes de origem vegetal renovável (cujas fontes nunca vão se esgotar);
· Matérias-primas usadas que possuem certificação de origem orgânica, florestal ou agricultura sustentável atribuída por um instituto independente;
· Quanto do material utilizado na confecção da embalagem é reciclado;
· Quanto da embalagem pode ser reaproveitada;
· Quantas vezes recomenda-se o uso de refis.
Mapeando suas emissões de gases causadores do efeito estufa, a empresa concluiu que os produtos respondem por 80% do total. Assim, decidiu transmitir as informações para que o consumidor possa avaliar os impactos que suas compras causam ao meio ambiente, à sociedade e a si mesmo.
Também desde março, os óleos minerais ¿ provenientes da purificação do petróleo ¿ foram substituídos por oleína de palma - material renovável - em todos os óleos corporais da linha Ekos. As embalagens do produto também já têm PET reciclado em 30% de sua composição, reduzindo a produção do item derivado do petróleo e diminuindo a produção de lixo. A Natura pretende tornar-se carbono neutro até o final deste ano, isto é, adotar medidas que compensem todas as suas emissões de gases de efeito estufa, por exemplo, com a plantação de árvores, entre outras medidas.
Comentários