Papa pede a jovens que sejam castos e venerem casamento
“Não poderá haver verdadeira felicidade nos lares se, ao mesmo tempo, não houver fidelidade entre os esposos. O matrimônio (…) é um grande dom que Deus fez à humanidade. Respeitai-o. Venerai-o”, disse.
“Ao mesmo tempo, Deus vos chama a respeitar-vos também no namoro e no noivado, pois a vida conjugal que, por disposição divina, está destinada aos casados é somente fonte de felicidade e de paz na medida em que souberdes fazer da castidade, dentro e fora do matrimônio, um baluarte de vossas esperanças futuras.”
Em outro ponto do discurso, o papa voltou a tocar, de forma indireta, na polêmica questão do aborto, ao pedir aos jovens que fossem “promotores da vida, do início ao seu natural declínio.”
Em seu primeiro pronunciamento ao chegar ao Brasil, nesta quarta-feira, o pontífice já havia defendido o direito à vida.
“Apóstolos dos Jovens”
As declarações desta quinta-feira foram feitas em um discurso a milhares de jovens católicos reunidos no Estádio do Pacaembu, na zona sul de São Paulo.
O pontífice também falou da necessidade dos jovens ajudarem a espalhar a palavra de Deus, ajudando a outros que estejam se afastando dos preceitos morais da religião.
“Muitas vezes sentimos trepidar nossos corações de pastores, constatando a situação de nosso tempo. Ouvimos falar dos medos da juventude de hoje. Revelam-nos um enorme déficit de esperança”, disse Bento 16.
“Mas olhando para vós, jovens aqui presentes, que irradiais alegria e entusiasmo, assumo o olhar de Jesus: um olhar de amor e confiança (…) Por isso, eu vos envio para a grande missão de evangelizar os jovens e as jovens, que andam por este mundo errantes, como ovelhas sem pastor. Sede os apóstolos dos jovens.”
O evento no Estádio do Pacaembu marcou o fim de um dia cheio de compromissos para o Santo Padre.
Pela manhã, o papa esteve no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo do Estado de São Paulo, onde teve um encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e outras autoridades.
Depois de voltar ao Mosteiro de São Bento, onde está hospedado, Bento 16 teve encontros com representantes de diferentes religiões e almoçou com membros da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).
Nesta sexta-feira, o pontífice deve celebrar pela manhã a missa de canonização de Frei Galvão, o primeiro santo brasileiro.
Comentários