Agrotóxico pode ter contaminado a água e moradores em Lucas
Plantas e frutas foram contaminadas durante a aplicação de agrotóxicos em Lucas do Rio Verde, em março de 2006. Cerca de 55 propriedades foram atingidas. A situação gerou prejuízo para pequenos produtores do setor urbano do município. Alguns perderam quase tudo e ficaram meses recuperando a horta.
Peritos da UFMT, responsáveis pelo laudo, suspeitam de danos gravíssimos ao meio ambiente e à saúde da população.
"Há grande probabilidade de ter contaminação de agrotóxico na água. Várias nascentes de córregos ficam dentro das plantações de soja, milho e algodão", disse Wanderley Pignatti, do Núcleo de Estudos Ambientais da UFMT.
A dificuldade para encontrar informações foi a grande barreira dos peritos. Eles não conseguiram identificar o responsável pela aplicação do agrotóxico, mas concluíram que na cidade não existe controle no lançamento de veneno.
Para o promotor que recebeu o laudo, há falhas na gestão ambiental de Lucas do Rio Verde. "Não há uma interlocução entre os órgãos estaduais, federais e municipais, mas não há um controle, por exemplo, dos planos de vôo pelo Ministério da Agricultura, pelo DAC, e há necessidade de que os órgãos adotem uma nova postura para ter um controle maior do uso de agrotóxico", disse o promtor do meio ambiente, Gerson Barbosa.
Comentários