Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 11 de Maio de 2007 às 05:39

    Imprimir


CABUL - O Exército dos Estados Unidos reconheceu nesta sexta-feira, 11, a existência de "baixas civis" em um combate que durou 16 horas, na terça-feira, contra os talebans, na província de Helmand, no sul do Afeganistão. Exército anunciou a abertura de uma investigação.

"Há relatórios confirmados de baixas civis, mas não se sabe ainda quantos deles morreram em conseqüência do combate", disse um comunicado das forças americanas emitido nesta sexta-feira.

Na quarta-feira, o governador de Helmand tinha denunciado a morte de 21 civis, entre eles mulheres e crianças, em um bombardeio contra um complexo residencial onde supostamente os insurgentes tinham se refugiado.

Mas, segundo o comunicado, o governador da província, Assadullah Wafa, afirmou que os talebans "devem ser responsabilizados pelas baixas". Ele acusou os insurgentes de "se esconder nas casas de civis durante o bombardeio".

O combate de terça-feira aconteceu no distrito de Sangin, quando cerca de 200 talebans atacaram forças conjuntas dos Exércitos afegão e americano, explicou o comunicado militar.

Durante a luta, os insurgentes se esconderam nos edifícios residenciais próximos, que foram bombardeados pela Coalizão.

Segundo o Exército dos EUA, "um número significativo de talebans morreu" no combate, incluindo um "importante" dirigente da insurgência no distrito.

Além disso, o Exército garantiu ter oferecido tratamento médico a 20 civis afegãos feridos durante o combate. Uma criança morreu em conseqüência dos ferimentos.

Esta foi a terceira operação de forças americanas em menos de duas semanas com vítimas civis. Foram 51 mortos no fim de abril na província de Herat e seis registrados na de Nangarhar.

Na quarta-feira, o governador de Helmand tinha dito que a operação em Sangin havia sido executada pela Otan. No mesmo dia, o porta-voz do comando americano, Chris Belcher, afirmou que a ação causou a morte de um soldado dos EUA e de um "grande número de insurgentes". Os mortos "são talebans", disse.

As forças afegãs e da Otan recuperaram recentemente o centro do distrito de Sangin, que estava ocupado pelos talebans.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/228286/visualizar/