Vendas do comércio varejista têm maior crescimento desde 2000
Segundo o levantamento da Serasa, o varejo especializado - como lojas de eletroeletrônico, veículos, materiais de construção - apresentou alta de 12,1% no volume de vendas, se comparado com o mesmo período do ano passado. Em seguida aparecem os hipermercados, supermercados e o varejo alimentício e de bebidas, com crescimento de 6,5%.
A pesquisa mostrou também o desempenho do varejo no mês de abril de 2007. O volume de vendas avançou 7,6% no quarto mês do ano, ante o mesmo período de 2006. As lojas de varejo especializado puxaram as vendas do mês, crescendo 11,8%. Já as vendas dos hipermercados, supermercados e do varejo alimentício e de bebidas tiveram alta de 3,9%.
Na comparação com março de 2007, as vendas apresentaram uma queda de 2,5%. Os hipermercados, supermercados e do varejo de alimentício e bebidas recuaram 3,5% e o mercado especializado, 1,5%.
Crédito
O aumento do crédito foi o principal fator que impulsionou o avanço das vendas no começo do ano, segundo informaram os analistas da Serasa. A redução das taxas básicas de juros e a expansão da importação de bens de consumo que, segundo os analistas, também mantiveram os preços destes produtos estáveis no varejo. Já a queda das vendas em abril ante março, segundo os especialistas, é justificada pelo menor número de dias úteis no mês.
Comentários