Papa Bento XVI pisa em solo brasileiro; Lula o recebe
O Papa desceu rapidamente do avião e foi recebido pelo presidente Lula em um tapete vermelho. A primeira-dama beijou as mãos do Pontífice. Assim que cumprimentou Lula, o Papa deixou o tapete e se dirigiu ao hangar para uma cerimônia de boas-vindas.
Originalmente, a recepção ocorreria em um espaço aberto, mas foi transferida para o hangar da Base Aérea devido ao mau tempo. Em Guarulhos, o tempo está instável e frio nesta tarde.
Em discurso, Lula destacou a colaboração do País e do Vaticano em políticas sociais do mundo inteiro. "O mundo sabe que as palavras de Bento XVI sempre estarão voltadas para a paz", afirmou.
O Itamaraty informou que às 11hh33, o avião do Papa entrou no espaço aéreo brasileiro e, às 12h10, começou a sobrevoar o continente por Natal, no Rio Grande do Norte. Vinte e sete pessoas compõem a comitiva do Papa, entre elas estão quatro guardas suíços. Há ainda 66 jornalistas estrangeiros e quatro brasileiros.
Após uma cerimônia de boas-vindas, na qual dará uma primeira bênção, o Pontífice deverá ir de helicóptero até o aeroporto Campo de Marte, na zona norte de São Paulo, e dali seguirá de papamóvel até o Mosteiro São Bento, no qual ficará hospedado.
Em seu discurso de boas-vindas ao papa Bento XVI, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que sentiu-se duplamente honrado com a visita, tanto como cristão quanto como presidente. "Nosso País o recebe de braços abertos porque muito espera muito de sua liderança moral".
Comentários