Mauro Savi que instituir o Dia Estadual do Desarmamento Infantil
“O Dia Estadual do Desarmamento Infantil, terá como ponto culminante palestras sobre a conscientização da sociedade em não incentivar, induzir ou facilitar meios que levem a criança a ter ou usar objetos que gerem violência”, diz o artigo terceiro do projeto apresentado. A data escolhida visa unir as comemorações relativas ao Dia da Criança ao trabalho de conscientização para uma infância mais saudável.
Na justificativa do projeto, o deputado argumenta que alguns programas de televisão e jogos de videogame apelam para a violência. Ao estimular o uso de armas e lutas contra seres humanos, misturam o “mocinho” e o “bandido” na imaginação infantil, fazendo com que à violência faça parte do cotidiano das crianças. Além disso, diz o deputado, o dia-a-dia mostrado nos telejornais diários evidencia a necessidade de uma campanha para conscientização.
“É que a cada dia que passa escutam-se mais e mais notícias de adolescentes e crianças que metralharam colegas na escola ou mesmo que balearam e vitimaram amigos, esses últimos, muitas vezes sem qualquer intenção de ferir um amigo, porém, infelizmente em uma mera brincadeira, que na cabeça infantil influenciada pelos jogos e notícias violentas, tragicamente ocorre”, justifica.
Mauro Savi explica que a intenção é chamar a atenção não só das crianças que associam a brincadeira com arma de fogo, como também a dos pais que, em tempos de violência tão alarmantes, precisam ter mais consciência na hora de escolher um brinquedo para seus filhos, contribuindo para a cultura da paz que, obrigatoriamente, deve começar dentro de cada lar.
Comentários