Aprovação do governo Bush atinge 28%, recorde de baixa
A diferença entre a baixa popularidade de Bush e a intenção de voto dos americanos em um pré-candidato republicano para as eleições presidenciais de 2008 é grande. Embora os pré-candidatos democratas liderem as pesquisas de intenção de voto, a vantagem que eles têm sobre os postulantes republicanos raramente supera dez pontos percentuais.
As pesquisas mostram que os americanos claramente preferem hoje que o Partido Democrata vença as eleições para a Casa Branca em 2008, o que analistas políticos já atribuem à profunda impopularidade de W. Bush, à Guerra do Iraque e a um desejo de mudança.
Pré-candidatos
Por agora, Giuliani, ex-prefeito de Nova York, permanece em primeiro como o republicano mais cotado para as eleições, enquanto a senadora Hillary Clinton lidera o campo democrata. Com quase dezoito meses de distância para as eleições, a posição dos pré-candidatos ainda é muito vulnerável. As pesquisas iniciais são importantes porque tornam mais fácil aos candidatos a arrecadação de fundos para as campanhas e abrem a exposição na mídia.
A pesquisa da Newsweek indica que Clinton tem 49% das intenções de voto, enquanto Giuliani tem 46%. Clinton também bateria outro pré-candidato republicano, John McCain: ela venceria com 50% dos votos e McCain teria 44%. Obama venceria Giuliani por 50% a 43%, e também superaria a McCain por 52% a 39%.
Comentários