49% dos idosos são analfabetos funcionais
O levantamento mostrou que homens e mulheres idosos estão abandonando o sedentarismo e, independentemente da classe social, aproveitam para fazer um exercício simples e fácil: caminhar pelas ruas.
Quanto à educação, a pesquisa mostrou que 49% deles são analfabetos funcionais, ou seja, escrevem pouco mais que o próprio nome. E apenas 4% dos entrevistados navegam pela internet.
O estudo mostra ainda que 42% dos homens com mais de 60 anos nunca fizeram exame de próstata e que 26% das mulheres da mesma faixa etária nunca foram ao ginecologista.
Preconceito
A pesquisa descobriu também que 85% das pessoas com mais de 16 anos têm preconceito contra a velhice. A "turma" da terceira idade é vista pelos jovens como incapaz, ultrapassada e triste. Mas raramente os mais novos admitem essa opinião.
O coordenador da pesquisa, Danilo de Miranda, diz que o Brasil ainda tem muito o que aprender. "Um país que trata bem o seu idoso é um país que está no caminho correto e certamente vai superar os seus problemas mais graves", afirma.
Comentários