Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 06 de Maio de 2007 às 17:38

    Imprimir


Um iraquiano escalou uma antena de telecomunicação no Sudão e ficou lá por 13 horas neste domingo. O ato foi um protesto contra a recusa da agência dos refugiados da Organização das Nações Unidas (ONU) em mandá-lo para o Canadá.

Hesham Faleh, 20 anos, escalou a antena de 30 m às 3h da manhã carregando uma bandeira canadense, uma garrafa com água e um chapéu para protegê-lo do sol ardente de Khartoum, disse sua esposa.

Faleh desceu depois de passar mais de 13 horas e se entregou à polícia sudanesa, disseram testemunhas.

Samira Youssef, 20 anos, disse que seu marido fugiu do Iraque após a queda de Bagdá em 2003. Segundo ela, Faleh estava tentando obter um visto para o Canadá através da agência do Alto Comissariado da Organização das Nações Unidas para Refugiados (UNHCR, na sigla em inglês) no Sudão. "Em 30 de abril, eu recebi minha carta de recusa", disse Youssef. "E ele recebeu a dele em 3 de maio. Foi um choque para ele", acrescentou ela.

Youssef disse à Reuters que Faleh escalou a antena "para chamar atenção para o seu problema".

Espectadores se agruparam perto de oficiais da UNHCR para assistir Faleh. Em um momento, ele tirou sua camisa e enrolou em seu pescoço uma corda azul, mostrou um fotógrafo da Reuters, em uma aparente ameaça de que iria se enforcar.

Chrysantus Ache, representante da UNHCR no Sudão, disse que Faleh não possui status de refugiado.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/229045/visualizar/