Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sábado - 05 de Maio de 2007 às 23:58

    Imprimir


Proposta de Emenda à Constituição aprovada na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados na última quarta-feira (2) prevê a concessão, aos "soldados da borracha" da década de 40, dos mesmo benefícios previstos aos ex-combatentes da 2ª Guerra Mundial.

Apresentada pela deputada federal Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) em 2002, a proposta contemplará os soldados recrutados no Nordeste nos anos de 1942 a 1943, pelo Serviço Especial de Mobilização de Trabalhadores para a Amazônia. Na época, os seringueiros tinham uma função estratégica de coletar borracha para a indústria bélica norte-americana. Foram recrutados cerca de 60 mil soldados e mais de 30 mil morreram na floresta.

Segundo Vanessa Grazziotin, "existem aproximadamente 10 mil soldados vivos e esse número muda ano a ano, pois eles já têm idade avançada".

Sobre a possibilidade de parentes receberem o benefício dos "soldados da borracha", a deputada disse acreditar que o foco central da proposta não é esse. Lembrou que "as esposas destes soldados também já têm uma idade avançada e para que os filhos recebam o benefício é preciso serem menores de 21 anos ou terem alguma deficiência física".

Manoel Agostinho da Silva foi "soldado da borracha" e hoje, aos 83 anos, vive com uma aposentadoria no valor de dois salários mínimos. Conta que vivia em Morada Nova, no Ceará, quando foi recrutado para ser seringueiro na floresta amazônica: "Naquela época o destino era o seringal, cortar a seringa e tirar castanha... Quem mandava eram os coronéis. A gente já entrava devendo – para sair de lá tinha que trabalhar bem".

Atualmente, segundo Agostinho, apenas dois amigos daquela época ainda estão vivos.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/229115/visualizar/