Tornado deixa nove mortos e arrasa povoado nos EUA
Sharon Watson, do citado serviço, disse que oito pessoas morreram durante a passagem do tornado, no próprio povoado, enquanto a nona vítima morreu no condado vizinho de Stafford.
Os feridos foram internados em hospitais de localidades próximas, como Wichita.
A governadora do Kansas, Kathleen Sebelius, declarou estado de emergência na região devido ao desastre natural.
O hospital local, Kiowa County Memorial Hospital, ficou destruído na passagem do tornado e ficou com cerca de 30 pessoas presas, que sofreram ferimentos menores, informou hoje a porta-voz dos serviços de emergência do estado do Kansas, Sharon Watson.
O tornado que assolou a localidade, com população de cerca de 1.600 pessoas, foi qualificado pelo Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA como "wedge", que indica que foi especialmente alto e estreito.
As imagens das diferentes redes de televisão americanas mostram a maioria das casas destruídas e transformadas em escombros.
Watson disse que a Polícia, junto com cães treinados, revistam as casas da localidade "uma a uma".
Os serviços de emergência do estado do Kansas e a Guarda Nacional enviaram mais reforços ao longo da jornada para ajudar aos habitantes da localidade e nas tarefas de remoção de escombros.
Os serviços de emergência do estado do Kansas e a Guarda Nacional enviaram mais reforços ao longo do dia para ajudar os habitantes da localidade e nas tarefas de remoção de escombros.
A Cruz Vermelha dos EUA usou ao longo da noite ônibus escolares para levar os habitantes de Greensburg, situada ao norte do Kansas, até os abrigos preparados em vários colégios da cidade de Haviland.
Este tornado faz parte de uma frente que desde ontem afeta o meio oeste dos EUA.
Comentários