Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sábado - 05 de Maio de 2007 às 16:35

    Imprimir


Todos os Estados brasileiros, mais o Distrito Federal, já têm farmácias populares. Até a última quinta-feira, Mato Grosso era o único Estado sem uma dessas unidades, mas ganhou a 296ª do programa, segundo o diretor de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde, Dirceu Barbano.

Ele lembrou que as farmácias populares oferecem a possibilidade de tratamento de saúde a um custo mais acessível para população de baixa renda.

"O programa inclui 95 produtos a um preço que chega a ser até 90% mais barato do que aquele que as pessoas encontram na farmácia privada. A vantagem é que o governo, com uma ação de âmbito público, favorece inclusive as pessoas que usam o setor privado", disse Barbano, em entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional.

De acordo com Barbano, a previsão é de que até o fim do ano chegue a 600 o número de farmácias populares no País. Elas funcionam em duas áreas: as que são próprias do governo e as que são conveniadas.

"Existem duas formas de ter farmácias populares. Uma é a unidade clássica, em que o prefeito do município pede parceria junto ao ministério. A outra é a adesão de unidades privadas que passarão a comercializar medicamentos que são custeados, em uma pequena parte, pelo cidadão", explicou.

Barbano destacou que a prioridade dada a esses remédios se deve ao fato de tratarem duas doenças crônicas que acometem a população. "Os produtos são adquiridos pela Fundação Oswaldo Cruz, uma instituição de reconhecida credibilidade, que produz vacinas para problemas de saúde do País e merece toda confiança", acrescentou.

Ao todo, já são quase 3,3 mil farmácias privadas que têm o convênio com o ministério, resultado de um investimento de aproximadamente R$ 10 milhões por mês para o programa.

Caso a farmácia queira se filiar ao Ministério, precisa atender a critérios sanitários, como ter profissionais inscritos na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e estar em dia com impostos.

Para ter acesso aos medicamentos da Farmácia Popular, basta apresentar a recéita médica e o Cadastro de Pessoa Física (CPF) nas unidades.

Informações sobre a lista completa dos medicamentos e o endereço das unidades credenciadas podem ser obtidas por meio do Disque Saúde (0800 61 1997) ou na internet (www.saude.gov.br).





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/229141/visualizar/