União libera recursos para construção de mais sete Cefets em MT
O objetivo da expansão das escolas federais de ensino profissional é obter uma distribuição territorial equilibrada e a cobertura do maior número possível de mesorregiões, em sintonia com os arranjos produtivos locais (APLs). Um arranjo é caracterizado pela aglomeração de um número significativo de serviços e de empresas que atuam em torno de uma atividade e atendem toda a cadeia produtiva principal.
Antes do anúncio da expansão, Mato Grosso já havia recebido, no ano passado, a Unidade de Ensino Descentralizada (UNED) do Cefet–MT, campus Bela Vista. No primeiro ano a unidade ofereceu 50 vagas para o curso técnico de Química e, em 2007, mais 75 vagas foram ofertadas para os cursos de técnicos em Alimentos, Segurança do Trabalho e em Trânsito. A Unidade ganhará também o curso superior de Tecnologia em Controle Ambiental, com 50 vagas. Ao todo serão 175 vagas oferecidas para a região do bairro Bela Vista.
O Cefet recebeu do governo federal R$ 1,6 milhão, os recursos foram investidos em infra-estrutura e em equipamentos.
Além disso, foi autorizada pelo Ministério do Planejamento a realização de concurso público para a contratação de professores e servidores que atuarão nas Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica. Ao total serão oferecidos 2,1 mil cargos a serem distribuídos pelas Instituições Federais do Brasil, sendo 706 vagas para o quadro de professores e 1.394 de técnicos administrativos.
A responsabilidade pela realização do concurso ficará sob a competência do dirigente máximo da respectiva Instituição a quem também caberá baixar as normas, mediante a publicação de editais, portarias ou outro ato administrativo. O prazo de publicação do edital de abertura para a realização do concurso público será de até seis meses contando a partir da publicação da portaria N?123, de 24 de abril de 2007.
Nessa segunda-feira (07) às 08h a bancada de deputados federais de MT irá visitar o canteiro de obras da Biblioteca Central e os setores administrativos do Centro Federal de Educação Tecnológica de Mato Grosso (Cefet-MT) em Cuiabá. As obras estão sendo realizadas com recursos provenientes de emendas parlamentares. Uma delas, do deputado federal, Carlos Abicalil, destinou em 2006 R$ 120 mil para a reforma do anfiteatro da Cefet-MT, parte do recurso foi aproveitada na reforma da Biblioteca.
Comentários