Solução que vem do céu
A exemplo da Suíça, que em 1952 foi o primeiro país a utilizar o helicóptero como transporte aeromédico, desde então o mundo presenciou a eficiência dos serviços prestados pelos helicópteros, nas atuações em situações de calamidades e preventivamente, resgatando vidas e patrimônios de uma forma que jamais poderia ter sido feita sem este importante e moderno meio de transporte aéreo.
No novo modelo de administração público gerencial utilizado pela SEJUSP, em breve teremos equipes preparadas para qualquer tipo de atendimento das atribuições do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso também com a utilização de helicópteros, buscando uma otimização no tempo de atendimento às ocorrências - fator primordial para o sucesso da operação e recuperação de vítimas, chamado “tempo-resposta”.
Em nosso Estado, a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas – CIOPAER, composta pela Polícia Militar, Policia Judiciária Civil e Corpo de Bombeiros Militar, é uma unidade de execução programática, subordinada à estrutura regimental da SEJUSP, com sede no Aeroporto Marechal Rondon em Várzea Grande.
Tendo em vista a sua dinâmica operativa, essa Coordenadoria tem por finalidade promover a gestão, a integração e a otimização dos meios e recursos aéreos disponíveis, visando desempenhar múltiplas missões, entre as quais, o policiamento ostensivo, preventivo, repressivo, resgate, busca e salvamento, combate a incêndios e degradação ambiental e ações de Defesa Civil, potencializando as operações terrestres desenvolvidas, respeitando as atribuições constitucionais das instituições envolvidas.
No que tange às missões do Corpo de Bombeiros Militar, numa das situações onde pode ser empregada a atividade aérea, colocamos o socorro às vitimas - atendimento pré-hospitalar -, dando um suporte apropriado em seu atendimento – segurança, avaliação, estabilização (deixar a vítima respirando, com pulsação e consciente), imobilização e transporte. Hoje, as vítimas de acidentes de trânsito no Estado de Mato Grosso ocupam lugar de destaque nas ocorrências atendidas pelo Corpo de Bombeiros, e em sua totalidade requerem um atendimento imediato. Na grande maioria dos casos, o próprio acidente de trânsito ocasiona engarrafamentos, que dificultam, e às vezes, impossibilitam a chegada rápida do socorro por via terrestre.
Os serviços de atendimento pré-hospitalar realizados pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso encontram-se em constante expansão e, em conseqüência dessa demanda, faz-se necessário a potencialização dos serviços mediante emprego de helicópteros aeromé! dicos, bem como o constante crescimento da frota de veículos, principalmente em Cuiabá e Várzea Grande, configurando um quadro bem mais complexo para atendimento a acidentes, sendo a utilização de helicópteros para atendimento a esses acidentes fator fundamental para a sobrevida das vítimas – chamada no meio médico de “Hora de Ouro” - atendimento médico em unidade hospitalar até o limite de uma hora após o acidente.
Num raio de 240 km em torno de Cuiabá, temos trinta e seis municípios, dos quais somente oito possuem unidades do Corpo de Bombeiros, quais sejam: Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Jaciara, Primavera do Leste, Cáceres, Tangará da Serra e Nova Mutum. Nesse raio, temos a possibilidade de um atendimento eficiente dentro da chamada “Hora de Ouro”. Ainda conseguimos abordar aproximadamente 1.300 quilômetros de rodovias federais e aproximadamente 4.500 quilômetros de rodovias estaduais, dentro desse limite de raio, atendendo uma população de aproximadamente 1,5 milhões de habitantes (fonte: IBGE/Censo 2000).
Relatamos aqui apenas uma das atribuições do Corpo de Bombeiros, o atendimento pré-hospitalar, onde teremos de criar mecanismos para sua estruturação também com pontos de pouso (helipontos), distribuídos pela cidade de Cuiabá, Várzea Grande e região, bem como nos prontos socorros e hospitais que atendem emergências. Temos ainda como foco de atendimento as questões ambientais, através da Secretaria Estadual do Meio Ambiente - SEMA e a Defesa Civil, que, diante das grandes dimensões de nosso estado, através do meio aéreo torna-se possível uma fiscalização mais eficiente, bem como ações preventivas, de avaliação e reconstrução.
VLADIMIR LEONARDO ZANCA é Capitão Bombeiro Militar, Piloto Comercial de Helicóptero, Especialista em Atendimento a Emergências com Produtos Perigosos e Pós-Graduando em Gestão de Segurança Pública.
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