Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 04 de Maio de 2007 às 08:24
Por: Mariza Bazo

    Imprimir


A 14ª Festa Internacional do Pantanal terá um sabor especial para três grupos artísticos do interior de Mato Grosso que se apresentam no dia 4. Será a primeira vez que o Grupo de Dança Parma Vida, de Primavera do Leste, a Cia Fênix de Teatro e Música, de Campo Verde, e o Grupo de Dança e Arte de Juscimeira participam do evento.

Às 19h, o Parma Vida trará para o palco principal do Centro de Eventos Pantanal os vários tipos de dança de salão, provando que dançar juntinho não é coisa do passado. Da caribenha salsa ao brasileiríssimo samba, a apresentação será feita por oitos casais de crianças, com idades entre 8 e 13 anos. Durante a execução dos diferentes ritmos, os bailarinos irão trocando de figurino.

O grupo, que existe há quatro anos, surgiu na Escola Maria Dallafiora Costa, através de um projeto realizado pela Prefeitura de Primavera do Leste e pela Igreja Católica. O projeto oferece oficinas culturais a cerca de 250 crianças do município, sendo que uma delas é a de dança.

Às 19h15, é a vez da estréia da Cia Fênix de Teatro e Música. Sete atores, todos adolescentes, apresentam a peça “Dos índios ao algodão – 300 anos de evolução”.Através de música e teatro, eles vão contando a história de Campo Verde. O espetáculo mostra a presença dos índios, a chegada dos bandeirantes em busca de ouro e de trabalho escravo e segue até os dias atuais.

Também apresenta momentos como a instalação do primeiro telégrafo de Mato Grosso e a passagem da Coluna Prestes pelo município. A Coluna Prestes foi um movimento político-militar que, entre 1925 e 1927, percorreu o interior do país pregando reformas políticas e sociais, como a exigência do voto secreto, a defesa do ensino público e o combate ao governo do então presidente Artur Bernardes.

Às 21h30, quem se apresenta é o Grupo de Dança e Arte de Juscimeira, que traz um espetáculo com o tema “Água é Vida”. Através da dança, o grupo formado por 12 bailarinos, todos estudantes de um assentamento do município, apresenta a estória de Iemanjá, a rainha das águas, misturando as tradições africana e indígena.

Quem vem pela segunda vez ao evento é o Grupo de Projeção Folclórica, de Indiavaí, município do sudoeste mato-grossense. Às 21h45, ele faz sua performance com uma dança indígena, retratando as raízes e o mistério de uma cultura que teve influência em praticamente todas as regiões brasileiras. O grupo é formado por 15 dançarinos, todos adolescentes, que participam de projetos sociais no município.

SOTAQUE REGIONAL

Sexta-feira também será dia de apreciar as tradicionais danças regionais que, mais uma vez, ocupam um espaço central na programação cultural do evento. A alegria e o ritmo do siriri e do cururu serão trazidos pelo Grupo de Siriri Esperança, de Nobres.

Com roupas coloridas e uma cadência típica das manifestações populares de Mato Grosso, o grupo é formado por 35 pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos. São dançarinos, cantores e instrumentistas que prometem encher os olhos e encantar os sentidos de quem estiver no local.

E para aqueles que não dispensam uma boa risada, a festa traz os atores cuiabanos Lioniê Vitório e Justino Astrevo, que interpretam a carismática e engraçada dupla Nico e Lau. Considerada um ícone da cultura local, Nico e Lau encarnam o típico mato-grossense: ingênuo, simples e divertido. Com um sotaque e gestos únicos, a dupla é sinônimo de sucesso.

Em mais de uma década de trabalho, a dupla já realizou diversos shows, campanhas publicitárias, gravaram CDs, publicaram revistas em quadrinhos e lançaram sua própria grife. Não dá para perder essa oportunidade de conhecer um pouco mais da cultura regional e, ao mesmo tempo, dar boas gargalhadas.

TOQUE SERTANEJO

Os fãs de música sertaneja também têm motivos para prestigiar a programação de sexta-feira. A dupla Júnior e Alex é mais uma das atrações que subirá ao palco do evento. Formada há três anos, ela gravou seu primeiro CD no ano passado e se prepara para lançar seu segundo trabalho em agosto. Mesclando composições próprias com sucessos do gênero, o show promete embalar a galera.

E é assim, com atrações para todos os gostos e estilos que a 14ª Festa Internacional do Pantanal integra cultura e turismo, fazendo das tradições o cartão postal da beleza e da hospitalidade do povo de Mato Grosso.

Ainda no dia 4 haverá a apresentação do Grupo de Dança e Arte de Juscimeira, da Banda Dyrolex, da Banda 100% Cultura e de Célio Ribeiro. No final de semana, as atrações iniciam a partir do meio-dia. Confira a programação cultural da 14ª Festa Internacional do Pantanal:

SEXTA - FEIRA – 04.05

18h30- Banda Dyrolex/Cuiabá

19h00- Grupo de Dança Parma Vida/Primavera do Leste

19h15- Grupo de Teatro e Dança/Campo Verde

20h00- Banda 100% Cultura/Cuiabá

20h15- Célio Ribeiro/Nova Canaã

20h40- Nico e Lau/Cuiabá

21h10- Grupo de Siriri Esperança/Nobres

21h30- Grupo de Dança e Arte/Juscimeira

21h45- Grupo de Projeção Folclórica /Indiavaí

22h00- Junior e Alex/Cuiabá

SÁBADO – 05.05

12h00- Grupo Sentimento Latino/Cuiabá

17h30- Grupo Riso da Arte/Juara

17h45- Grupo de Teatro do Colégio CAD/Sinop

18h00- Grupo de Dança/Curvelândia

18h15- Grupo Folclórico Capitães da Areia/Nova Olímpia

18h30- Grupo Galera do Chapéu/Juara

18h45- Teatro Mosaico/Cuiabá

19h30- Folia de Reis/Guiratinga

19h45- Grupo de Siriri Vertente das Palmeiras/Rosário Oeste

20h00- Grupo Paraguayo/Paraguai

20h30- Cia Dança Flor do Cerrado/Lucas do Rio Verde

20h50- Grupo de Dança Filhos da Selva/Juína 21h00- Diego e Júnior/Tangará da Serra

21h30- Grupo Chalana/Cáceres

22h00- Banda Revelação/Santo Antônio de Leverger

22h15- Fabrício e Fernando/Cuiaba

DOMINGO – 06.05

12h00- Grupo Sentimento Latino/Cuiabá

17h00- Cavalhada/Poconé

17h30- Teatro Ogan e Cia Styllus de Rua/Campo Novo do Parecis

18h00- Grupo de Dança do Lenço/Barão de Melgaço

18h15- Grupo de Dança e Teatro/Alta Floresta

18h30- Grupo de Dança Murf/Nova Lacerda

18h45- Dança do Tambor Raízes do Quilombo/Vila Bela da Santíssima Trindade

19h00- Vera Capilé e Abel Santos/Cuiabá

19h30- Banda Terra/Cuiabá

20h00- Ebinho e Cardoso Trio/Cuiabá

20h30- Grupo Paraguayo/Paraguai

21h00- Cururucuia/Cuiabá

21h30- Mascarados/Poconé

22h00- Hamilton Lobo, Roberto Lucialdo, Guapo e Banda Vitória Régia/Cuiabá





Fonte: Studio Press

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/229367/visualizar/