Campanha de vacinação anti-rábica 2007 começa no sábado
A cobertura vacinal preconizada pelo Ministério da Saúde, de acordo com a coordenadora do CCZ, Moema Blatt, é de 80% dos cães. Segundo ela, a população canina está estimada em 81.429 cães, que somados a população felina também estimada, perfaz um total de 97.715 cães e gatos em Cuiabá.
Em 2005 foram notificados cinco casos de raiva em cães. O último caso humano foi em 2000. Em 2006 foram diagnosticados cinco morcegos positivos e nenhum cão ou gato. “Vacinar os animais é o meio mais eficiente de prevenir a doença, podendo ser vacinados animais a partir de 30 dias de vida, sem qualquer contra-indicação, inclusive fêmeas prenhes”, explica a coordenadora, ressaltando que a vacina é aplicada com material descartável, por vacinadores treinados.
Nas áreas em que as condições sócio-econômicas deixam a população humana e animal em situação de maior vulnerabilidade, acrescenta Moema Blatt, a vacinação é realizada casa a casa, para que haja uma cobertura vacinal maior. Estas áreas são as priorizadas para a realização desta etapa de intensificação da campanha.
A coordenadora do CCZ explica que a raiva é uma doença viral fatal, não tem cura, sendo os cães e gatos os principais transmissores ao homem, por meio da saliva infectada depositada em ferimento ou mucosa. Anualmente realiza-se a campanha de vacinação anti-rábica animal para atingir, em massa, a população animal-alvo da doença (cães e gatos) em áreas urbana e rural.
Comentários