Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Terça - 01 de Maio de 2007 às 13:46

    Imprimir


Militantes do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) aumentaram nesta segunda-feira a invasão da fazenda Ipezal, em Sandovalina, no Pontal do Paranapanema (SP).

A área, invadida na madrugada desta segunda-feira, pertence ao presidente nacional da UDR (União Democrática Ruralista), Luiz Antônio Nabhan Garcia, 46.

Os novos militantes se juntaram ao grupo de 150 sem-terra que invadiu o local. "Só hoje [ontem] levamos mais 60 pessoas de outros acampamentos para engrossar a ocupação", afirmou Valmir Chavez, da direção estadual do MST.

O aumento da invasão foi confirmado pela Polícia Militar, que mantém vigilância no local e intensificou rondas diurnas e noturnas nas imediações da fazenda. "Nosso papel é manter a ordem e evitar confrontos", disse o sargento Jair Corrêa, da PM de Sandovalina.

A permanência da PM na fazenda se deve ao fato de líderes do MST e funcionários da fazenda terem alegado que houve disparos de armas de fogo durante a invasão.

Os funcionários acusam os sem-terra de terem atirado no momento que eles recolhiam o gado da propriedade. "Assim que chegamos eles começaram a atirar", disse Rafael Nabhan Garcia, administrador da fazenda e irmão do presidente da UDR.

Os sem-terra disseram à PM que foram os funcionários quem atiraram, para tentar impedir a invasão. "Tivemos que correr para dentro da mata. Foram muitos tiros", disse Maria Aparecida Gonçalves, da direção regional do MST.

O presidente da UDR afirma que a fazenda, de 366 hectares, é produtiva e destinada à pecuária de corte, com 500 cabeças. Disse ainda que pedirá reintegração de posse à Justiça, além da identificação e responsabilização dos líderes do MST envolvidos na invasão.





Fonte: Agência Folha

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/229719/visualizar/