Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 01 de Maio de 2007 às 09:57

    Imprimir


Já está no Supremo Tribunal Federal o pedido de investigação encaminhado pelo juiz federal Julier Sebastião da Silva, da 1ª Vara de Mato Grosso, contra suposto tráfico de influência praticado pelo senador Jaime Campos (DEM). São cópias de transcrição e áudios.

Ele teve o nome envolvido no escândalo, que estourou com a Operação Lacraia e resultou na prisão de mais de 30 pessoas, por meio de interceptação telefônica entre duas suspeitas de participar do grupo. Agora, o STF vai designar um ministro-relator para decidir se o parlamentar mato-grossense será ou não investigado.

A acusação pode comprometer o futuro político de Jaime, que já havia deflagrado sua pré-candidatura ao governo estadual para 2010. Ex-prefeito de Várzea Grande por três mandatos e governador (91/94), ele nega qualquer ligação com a quadrilha. Jaime Campos promete, inclusive, acionar judicialmente tanto o juiz Julier quanto o procurador da República em Mato Grosso, Mário Lúcio Avelar, autor do pedido de investigação.

Segundo as investigações, funcionários de cartórios falsificavam e forjavam registros e títulos de propriedades rurais, que posteriormente eram usados na obtenção de empréstimos e financiamentos bancários por "clientes" do grupo. A suspeita do Ministério Público Federal é que o senador tenha agido em defesa da ex-tabeliã Helena Jacarandá, uma das presas.

Na representação, Avelar afirma que o senador "supostamente promove os interesses da organização criminosa junto a elevadas instâncias do poder público, mormente perante o Superior Tribunal de Justiça, a fim de restabelecer a investigada Helena Jacarandá à frente do cartório de registros de imóveis de Barra do Garças".

O diálogo em que o senador aparece é da corretora de imóveis Lucélia Parreira e Maria de Lourdes Dias Guimarães, ambas presas pela PF. Lucélia, segundo a procuradoria, era braço direito de Helena, e Maria de Lourdes, sua ex-funcionária. Maria de Lourdes diz: "Qual será que foi o político forte que (interrompida)." "O Julio Campos", diz Lucélia. "Ahn?", fala Maria de Lourdes. "O Jaime Campos, que ele é senador. (...) Ele que conseguiu", diz Lucélia.

Além desse diálogo, há um outro gravado pela PF, em que Cristine Jacarandá, lotada no gabinete de Jaime, telefona para a mãe Helena e comenta a respeito do senador. Fala, entre outras coisas, que Jaime ficou feliz pelo retorno dela (Helena para o Cartório de Barra do Garças).

Defesa

Jaime Campos já fez pronunciamento no Senado (clique aqui e confira), rechaçando a acusação. Os seus colegas senadores, em aparte, saíram em sua defesa. Demóstenes Torres (DEM-GO), por exemplo, criticou a decisão do juiz Julier, de encaminhar o caso para o STF e disparou: "infelizmente, a autoridade judicial jogou um balde de merda em sua cabeça". O senador Mão Santa (PMDB-PI) completou: "Isso é inveja do senhor Jaime Campos, que já foi prefeito três vezes de Várzea Grande e também governador, um homem honrado".





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/229756/visualizar/