Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Terça - 01 de Maio de 2007 às 03:32

    Imprimir


Cerca de 2,5 milhões de pessoas são esperadas hoje nas três principais festas organizadas para comemorar o 1º de Maio em São Paulo, feriado nacional pelo Dia do Trabalho. Os maiores eventos da capital paulista foram montados pelas centrais sindicais dos trabalhadores: Força Sindical, Central Única dos Trabalhadores de São Paulo (CUT-SP) e Confederação Geral dos Trabalhadores (CGT).

A questão da Emenda 3, vetada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, promete ser o principal alvo das entidades representativas dos trabalhadores. Inserida por parlamentares na Super Receita, a emenda destitui o poder dos auditores ficais da Receita Federal de desfazer pessoas jurídicas e multar uma empresa quando entendido que a relação de prestação de serviços seja, na verdade, um vínculo empregatício. Da forma como a emenda foi redigida e aprovada em Congresso, caberia à Justiça do Trabalho este poder.

Os representantes das centrais sindicais alegam que a emenda mercantiliza as relações de trabalho e abre as portas para a terceirização. As centrais lutam pela manutenção do veto do presidente Lula.

CUT-SP

No famoso cruzamento das avenidas Ipiranga e São João, na região central da capital, são esperadas 1 milhão de pessoas para a festa da CUT-SP. O evento terá início ao meio-dia, com abertura do cantor Zé Geraldo, e contará com shows da sambista Leci Brandão, da dupla sertaneja Bruno e Marrone, do cantor de MPB Chico César, entre outros. O popular Zeca Pagodinho fecha o evento, com show previsto para 18 horas.

Foram confirmadas as presenças no evento dos ministros do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, da Previdência, Luiz Marinho, do Turismo, Marta Suplicy, o presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia, e os senadores Aloizio Mercadante e Eduardo Suplicy. O presidente Lula também foi convidado, mas não deu resposta. No ato político do evento, assuntos como meio ambiente, distribuição de renda e a valorização do trabalho estão entre as principais bandeiras.

A festa da CUT quase não ocorreu, devido a um impasse decorrente de uma ação civil pública da promotora de Justiça da capital Mabel Schiavo Tucunduva Prieto de Souza. A festa, feita nos últimos três anos na Avenida Paulista, foi transferida pela Prefeitura para o Parque da Independência, mas, segundo a promotora, o local não tinha condições físicas para abrigar um evento deste porte. Chegou-se a um entendimento e ficou definido que a festa seria na São João com a Ipiranga.

Orçado em R$ 2,5 milhões, o evento teve patrocínio das estatais Petrobras e Caixa Econômica Federal, além das empresas privadas, como Bradesco, Brahma, Casas Bahia, Telefônica, Nestlé, entre outras.

Força Sindical

Na mesma linha, a Força Sindical faz seu evento na Praça Campos de Bagatelle, zona norte da capital paulista, com o tema "Os trabalhadores em defesa do Planeta". Lá, também são aguardadas 1 milhão de pessoas, que irão conferir, a partir das 7 horas, shows do Harmonia do Samba, Frank Aguiar, Zezé di Camargo e Luciano, Daniel, Fábio Jr., entre outros. A dupla Edson e Hudson fecha o evento, por volta das 18 horas.

Entre as autoridades políticas, estão confirmadas as presenças do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), o secretário Estadual de Emprego e Relações do Trabalho, Afif Domingos, além dos ministros do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, e da Previdência, Luiz Marinho. O presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Luiz Flávio Borges D'Urso, também devem comparecer ao evento. O ato político da festa está programado para as 11 horas. A festa da Força terá, ainda, sorteios de dez Celtas e cinco apartamentos.

O evento da custou R$ 3 milhões e foi contemplado por patrocínios, entre outros, da Telefônica, Brahma, Caixa Econômica Federal, Casas Bahia, Bradesco e Rádio Nativa.

CGT

Um pouco menor, a festa promovida pela Confederação Geral dos Trabalhadores (CGT) deve receber em torno de 500 mil pessoas. O local do evento é o Parque do Planalto, na cidade de Carapicuíba.

O evento começa as 10 horas e tem previsão de encerramento para as 20 horas. Entre as atrações musicais, estão Felipe Dylon, César & Paulinho, Vavá, Harmonia do Samba e até a dupla Sandy & Junior, que anunciou recentemente a separação. O evento também terá sorteios, dentre eles um automóvel zero quilômetro.





Fonte: AE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/229771/visualizar/