Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 27 de Abril de 2007 às 23:04

    Imprimir


O governo da China mudou de repente o seu ministro do Exterior hoje, ao elevar o antigo embaixador nos Estados Unidos, Yang Jiechi, ao posto, no que deve ser o começo de um rearranjo de cargos na cúpula do Estado chinês. A remoção de Li Zhaoxing como ministro do Exterior já era esperada - mas não até o final deste ano, quando o Partido Comunista fará um encontro qüinqüenal no qual redistribuirá cargos. O novo chanceler, como o seu predecessor, é um diplomata de carreira especializado em assuntos americanos - o que sinaliza a importância que a China dá em manter relações firmes com a superpotência.

Aos 66 anos, o chanceler que deixa o cargo, Zhaoxing, já havia passado em um ano a idade para aposentadoria compulsória como ministro. Junto a ele, os ministros de Reservas Naturais e Ciência e Tecnologia também deixaram os cargos nesta sexta-feira. As informações são da agência estatal de notícias Xinhua.

A transição no Ministério do Exterior não deverá alterar substancialmente a política exterior da China, em um momento de forte crescimento econômico e aumento da influência política chinesa no mundo. Muitas diretrizes políticas são estabelecidas pela liderança comunista, especialmente pelo presidente Hu Jintao, que constrói uma diplomacia mais agressiva para fazer valer os interesses chineses, embora evite conflitos maiores.





Fonte: AE-AP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/230164/visualizar/