Municípios do Nortão superam média de qualidade educacional
Lucas do Rio Verde se destacou com o melhor índice. No ensino fundamental, até a 4ª série, ficou com 4,4. Foi o segundo melhor resultado do Estado, que ficou com a média de 3,6. Já de 5ª a 8ª séries foi de 4,1, também uma das melhores. A média do Estado ficou bem abaixo, em 2,9.
Sinop, maior cidade do Nortão, também ficou acima da média, com 4,0 para até a 4ª série, e 3,6 de 5ª a 8ª séries. Em Sorriso o índice foi de 3,5 e 3,6, respectivamente. Em Alta Floresta o melhor índice de qualidade no ensino foi detectado até a 4ª série, que foi de 4,0. Já para até 8ª série foi de 3,0.
Mesmo com resultados acima da média estadual, a qualidade do ensino público na região está abaixo do patamar considerado ideal pelo Governo Federal, de 6, nota equivalente à média dos países desenvolvidos da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômicos). Em algumas cidades, os números são mais baixos ainda. Como é o caso de Itaúba (100 km de Sinop), que ficou com o terceiro pior desempenho do país no ensino fundamental até a 4ª série, de 0,7. Em nenhuma das cidades foi avaliado o ensino médio. O índice no Estado foi de 2,6, enquanto que a média no país foi de 3,4.
As taxas utilizadas para o cálculo do índice foram do Censo Escolar da Educação Básica, Saeb e pela Prova Brasil, avaliações feitas pelo Inep para diagnosticar a qualidade dos sistemas educacionais, em 2005 e 2006. O Ideb será o indicador do Governo Federal para a verificação do cumprimento das metas fixadas no termo de adesão ao compromisso’ Todos pela Educação’, eixo do Plano de Desenvolvimento da Educação, lançado esta semana e que prevê o repasse de R$ 1 bilhão ainda este ano para os mil municípios com piores indicadores.
Comentários