6 milhões ainda devem declarar Imposto de Renda até segunda-feira
Os números foram revelados pelo supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, que alerta para a necessidade de os contribuintes que sempre deixam para a última hora andar rápido com as declarações, pois o prazo para entrega terminará, impreterivelmente, às 20 horas da próxima segunda-feira.
Quem deixar para declarar depois, vai arcar com multa de R$ 165,74 no caso dos que não têm imposto a pagar. Esse será também o valor mínimo da multa para quem tem imposto a pagar, que pode variar a até 20% do imposto devido. Além disso, a declaração só poderá ser feita à Receita Federal.
Hoje, o contribuinte pode enviar a declaração pelo endereço eletrônico da Receita Federal na internet, mediante entrega de disquetes no Banco do Brasil e na Caixa Econômica Federal (CEF), ou ainda por meio de formulários, nas agências dos correios. Essas últimas opções são cada vez menos usadas, à medida que se generaliza o acesso à internet.
De acordo com Joaquim Adir, o ritmo de entrega está dentro do esperado, e ele acredita que a projeção feita inicialmente, de receber 23,5 milhões de declarações, será atingida, o que representa crescimento de 8% em relação ao número de contribuintes que declararam no ano passado.
Comentários