Anúncios da Fiat devem sair do ar por sugestão do Conar
O Conar já havia decidido na semana passada pela alteração de um dos anúncios, chamado de Pára-quedas, por considerar que a peça poderia estimular o uso de alta velocidade nos veículos, já que, no filme, um aficionado pelo carro pula de um avião sem pára-quedas e, na seqüência, aparece dirigindo o Palio, segundo o jornal Estado de S. Paulo.
A empresa acatou a decisão do conselho em alterar o comercial e retirar os outros dois do ar. "Nós vamos acolher os pareceres do Conar", diz o diretor de marketing da Fiat, João Batista Ciacco. A companhia e a agência têm direto a defesa.
A campanha, para estimular o público jovem, associa o prazer de praticar esportes radicais ao prazer de dirigir um Palio, sob o mote "a emoção está aqui".
O deputado federal Hugo Leal (PSC-RJ) viu nos filmes um incentivo à alta velocidade. O político, para sensibilizar o Conar, alegou que, anualmente, ocorrem mais de 35 mil mortes em acidentes de trânsito, sendo que um quarto dessas vítimas tem entre 16 e 24 anos.
Números do Ministério da Saúde, divulgados na quarta-feira, mostram que houve aumento de 9% nos acidentes com morte nos últimos três anos, o que reverte a tendência de queda que vinha sendo registrada desde 1998, quando entrou em vigor o Código de Trânsito Brasileiro.
Comentários