Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 25 de Abril de 2007 às 16:32

    Imprimir


As Centrais Elétricas do Norte do Brasil(Eletronorte) apresenta às 9 horas de sexta- feira (27), em seu auditório, projeto inédito de produção de energia limpa com tecnologia de ponta na comunidade isolada de Pico do Amor, localizada no distrito da Guia, 98 quilômetros de Cuiabá, onde vivem oito famílias. A intenção do projeto, feito em parceria com órgãos governamentais do estado e do município e instituições educacionais nacionais e locais é a de fomentar a pesquisa, formar mão de obra e dominar a tecnologia.

Além de levar luz elétrica para as 40 pessoas, que, até hoje vivem com a luz de velas e lampiões, não têm acesso aos meios de comunicação eletrônicos e dormem e acordam com o por e o nascer do sol.

Por reunir as condições exigidas Pico do Amor foi escolhida em 2006 para sediar o projeto inédito da empresa no país, que busca a produção de energia elétrica a partir de hidrogênio retirado do etanol. O trabalho é gerenciado pela Eletronorte e executado em parceria com a Unicamp e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em parceria com a Secretaria de Industria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Prefeitura Municipal de Cuiabá e o Sindicato da Indústria de Fabricação de Álcool (Sindalcool).

Com o consentimento da comunidade, o projeto "Geração de energia elétrica a partir da reforma de etanol e célula a combustível no sistema isolado de Mato Grosso" mapeou as características sócio-econômicas da comunidade e definiu as contribuições de cada parceiro da iniciativa que, como explica o coordenador do projeto pela Eletronorte, Wlamir de Jesus, pretende desenvolver equipamentos, conseguir o conhecimento da técnica e a patente nacional para a produção desse tipo de energia. "O hidrogênio está na atmosfera, posso tirar do ar, de biomassa, do solo. E o que queremos com o desenvolvimento desse equipamento é ampliar nosso conhecimento da técnica e alcançar a patente do produto para a produção nacional".

No projeto, o superintendente Regional de Engenharia da Eletronorte no Mato Grosso, Hélio Monti, explica que vai formar mão de obra brasileira em nível de doutorado (4 pessoas), mestrado (5 pessoas) e especialização (2 pessoas) para a produção da que é considerada a energia do futuro. "Somos pioneiros no Brasil na busca desse tipo de produção. E a Eletronorte optou pelo investimento porque tem interesse na geração de energia renovável para comunidades isoladas".

O projeto consiste na montagem de dois equipamentos: um chamado reformador de etanol e outro, célula de combustível. A tecnologia foi toda desenvolvida por pesquisadores da Unicamp. "Aparentemente o processo é simples, mas, os componentes e sua montagem são complexos. Acreditamos que a produção de 5 kW de energia será possível ainda em 2007, com possibilidade de ser ampliada para 15 kW", diz Hélio Monti.

Os outros parceiros do projeto são responsáveis por parte do investimento e por implantar melhorias sociais. A prefeitura de Cuiabá, por exemplo, teve a responsabilidade de implantar o prédio do Centro Comunitário, da Escola, o Posto de Saúde e de cavar o poço artesiano com capacidade de produção de 20 mil litros de água. O Sindalcool fará o fornecimento de álcool durante todo o projeto, a Sicme e Fiemt investirão na construção do prédio da usina de hidrogênio, a Unicamp fará a capacitação dos moradores para tocarem a usina, a oferta da tecnologia e, junto com a UFMT, ofertará uma equipe de professores para dar orientações técnicas.

Além dessas parcerias, o Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat) fará a concessão de títulos das terras para todas as famílias, que até hoje não as tem. O projeto faz parte do Programa Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Eletronorte, que todo ano investe 1% da receita líquida em iniciativas que tragam ganhos tecnológicos e sociais. Para apresentar a iniciativa estarão presentes os professores da Unicamp Ennio Peres da Silva e Carla Kasue Cavaliero.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/230568/visualizar/