Prefeitura de Tangará da serra cria programa para avaliar a merenda escolar
Para avaliar as condições de preparação dos alimentos foi elaborado um formulário (check list) com pontuações que serão conferidas a itens listados como higiene, utilização de equipamentos e uniforme adequados, entre outros. O total de pontos que a escola pode obter em cada visita é de 53 pontos e serão feitas no mínimo duas visitas em cada escola durante o ano. Aquela que obtiver maior número de pontos ao final do ano letivo receberá o título Escola Eficiente em Alimentação Escolar, além de ganhar prêmios para a escola, para as merendeiras e demais auxiliares de serviços gerais.
A nutricionista Janice Barreto explica que o objetivo do Governo do Município com o projeto é estimular as merendeiras a realizar um trabalho de qualidade, contribuindo assim para a merenda escolar do município e melhorando a qualidade de vida dos alunos.
Para avaliar o nível de satisfação dos alunos com a merenda escolar foi preparado um sistema simplificado de julgamento. Foram elaboradas carinhas felizes e tristes e em cada visita da nutricionista a escola durante o ano são visitadas três salas de aula de primeira a quarta série. As crianças levantam a carinha feliz se gostaram da merenda naquele dia - a carinha triste se não gostaram e as carinhas feliz e triste se acharam que a merenda daquele dia estava mais ou menos.
"Assim quando vemos que uma preparação não foi bem aceita, pesquisamos se a mesma foi bem feita pela merendeira, se pode melhorar ou se realmente aquela preparação não é bem aceita pelas crianças. Quando concluirmos que uma preparação não é bem aceita a mesma será retirada do cardápio da escola", explica a nutricionista.
Comentários