Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Quarta - 25 de Abril de 2007 às 14:07

    Imprimir


Mato Grosso ampliou em 25% a área plantada de milho no Estado na safra 2006/2007, na primeira safra (outubro/dezembro) e o milho safrinha teve um aumento de 29%. O pesquisador da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Everton Diel Souza comenta que a cultura do milho tem grande potencial em incrementar a produtividade sem expandir novas áreas, utilizando tecnologias com cultivares mais produtivas principalmente com o plantio de milho híbrido.

O pesquisador Everton mostra os dados sobre área plantada de milho na primeira safra, sendo de 135,7 mil hectares e saltou para 169,6 mil hectares (dados da Companhia Nacional de Abastecimento), conseqüentemente aumentou a produtividade em 50,9%, deixando uma produção de 475 mil toneladas para 898,5 mil toneladas. O milho safrinha possuía uma área plantada de 911,1 mil hectares e nesta safra já atingiu 1,1 milhões de hectares e a produção está estimada com um aumento em torno de 26% chegando a 4,5 milhões de toneladas de grãos.

A tendência da cultura, segundo o pesquisador, é expandir em pequeno prazo. Ele fala do interesse dos Estados Unidos na produção do etanol a partir do milho, podendo surgir novos mercados para exportação da cultura. “A produtividade média nacional está em torno de 3.700 quilos por hectare considerando as duas safras, no Mato Grosso estamos colhendo 3.900 quilos por hectare, acima da média nacional e com a utilização de tecnologia e cultivo de híbridos poderemos duplicar a produtividade”, ressalta.

Para acompanhar o comportamento e a evolução de 17 cultivares da cultura foi implantado ensaio de milho safrinha em 10 municípios do Estado e nas principais regiões produtoras. Segundo Souza, os ensaios foram instalados em parceria com produtores rurais, escolas agrícolas e nos campos experimentais e centros de pesquisa da Empaer. “Estamos fazendo avaliação da produtividade, doenças como a ferrugem e helmintosporiose e outros. Esse trabalho é feito anualmente para garantir novas cultivares para o Estado”, esclarece.

Destacam-se entre os principais produtores de milho do Estado, Lucas do Rio Verde, Sapezal, Sorriso, Campo Verde, Tapurah, Diamantino.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/230605/visualizar/