Depressão pode provocar diabetes nos idosos, diz estudo
O estudo, realizado anualmente com homens e mulheres acima dos 65 anos em três Estados, é o primeiro a estabelecer um vínculo entre a diabetes e os sintomas de depressão prolongados.
"A depressão crônica ou a depressão que piora com o passar do tempo podem ser a causa da diabetes em idosos", explicaram os autores do estudo, da Universidade Northwestern, de Chicago, em um comunicado divulgado na segunda-feira (23). Os resultados serão publicados no "Archives of Internal Medicine".
"Isso significa que os médicos precisam levar muito a sério os sintomas de depressão nos mais velhos", destacou a chefe das pesquisas, Mercedes Carnethon, professora-assistente de medicina preventiva.
Carnethon sugeriu que o elo entre a depressão e a diabetes pode ser atribuído a um alto nível, em depressivos, do hormônio cortisol, que pode levar a uma redução dos níveis de insulina, o hormônio que ajuda a processar o açúcar no sangue. Os diabéticos sofrem de deficiência de insulina.
Embora o estudo só tenha focado em maiores de 65 anos, a cientista alertou que a tendência também pode afetar jovens adultos deprimidos.
Comentários