Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 24 de Abril de 2007 às 23:48

    Imprimir


O fim da crise agrícola e as boas perspectivas para a safra de 2007 estão ajudando a melhorar significativamente o desempenho das indústrias do Sul do País, especialmente a gaúcha. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs) mostram que a região, cuja economia foi castigada em 2005 e no ano passado, começa a mostrar sinais claros de recuperação.

O economista André Macedo, da coordenação de indústria do IBGE, destaca que a indústria gaúcha, que chegou a registrar queda na produção de 8,8% em abril do ano passado na comparação com igual mês do ano anterior - o pior resultado mensal na região no ano passado -, reverteu para expansões nessa base de comparação de 5,9% em janeiro e 5,6% em fevereiro deste ano.

Segundo ele, "muito dessa recuperação tem a ver com a reação do setor agrícola, que tem efeito não apenas sobre a produção de alimentos, como com todos os setores relacionados ao agronegócio". Segundo Macedo, esse efeito positivo da agricultura vem sendo percebido não apenas no Rio Grande do Sul, mas também no Paraná e em Santa Catarina.

O economista explica que as melhores perspectivas para o setor agrícola têm impacto positivo em toda a economia da região, já que geram aumento da renda local. Em 2006, refletindo a forte crise agrícola provocada por problemas climáticos em 2005, a indústria gaúcha acumulou queda de 2,0% na produção. O recuo ocorreu sobre uma base de comparação deprimida, já que a indústria da região já havia diminuído a produção em 3,6% no ano anterior.

Os resultados anuais em 2006 também foram ruins no Paraná (-1,6%) e em Santa Catarina (0,2%). No acumulado do primeiro bimestre deste ano, a situação é bem diversa não apenas na indústria do Rio Grande do Sul (5,8%), mas também na paranaense (5,7%) e na catarinense (2,8%).

A previsão para a safra agrícola de 2007, segundo o IBGE, é de produção de 130,7 milhões de toneladas, volume 11% maior do que o obtido no ano passado e que, se for confirmado, representará um recorde na história do País. Na região Sul, que responde por 44,4% da safra nacional, o aumento da safra em relação ao ano passado deverá ser superior à média nacional e chegar a 19,6%.





Fonte: AE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/230714/visualizar/