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Economia
Terça - 24 de Abril de 2007 às 13:12

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Cogumelos, hortaliças, café, mel, guaraná, melado de cana e açúcar mascavo. Esses são alguns dos alimentos orgânicos que produtores apoiados pelo Sebrae vão levar para a Bio Brazil Fair – 3ª Feira Internacional de Produtos Orgânicos e Agroecologia. O evento acontece de 3 a 6 de maio, no Pavilhão da Bienal em São Paulo.

A exposição desses produtos na Bio Brazil é uma inovação do Sebrae para a edição deste ano. Nas feiras anteriores, o Sebrae participava apenas com um estande institucional. Agora, conta com um espaço de 100 metros quadrados para mostrar produtos orgânicos de produtores apoiados por 19 projetos do Sebrae, em 16 estados. Também terão estandes na feira as unidades no Sebrae em São Paulo, Mato Grosso e Amazonas.

Outra novidade que o Sebrae preparou para os produtores são os encontros de negócios. “À medida que os empresários visitarem a feira e se interessarem por algum produto poderão negociar com os produtores”, explica a coordenadora nacional da carteira de projetos de Agricultura Orgânica e Horticultura, Maria Maurício.

Ela ressalta que os produtores também podem provocar esses encontros de negócios, chamando a atenção de clientes para seus produtos ou convidando empresários para a feira. “Técnicos do Sebrae de Minas Gerais, Sergipe e Roraima vão auxiliar os produtores nesse tipo de negociação”, ressalta Maria Maurício. Além disso, será feito o registro de todos os negócios realizados pelos produtores na feira.

Com 6,5 milhões hectares de área cultivada com produtos orgânicos, o Brasil ocupa hoje o segundo lugar no ranking mundial, ficando atrás apenas da Austrália, que cutltiva 11,3 milhões hectares. O mercado internacional absorve 70% da produção brasileira. Nesse cenário, a Bio Brazil é um bom espaço para mostrar a diversidade dos produtos orgânicos seja in natura ou industrializados.

“A feira é uma oportunidade para os pequenos produtores mostrarem seus produtos, abrirem mercados e principalmente conquistarem os clientes”, ressalta Maria Maurício. Segundo ela, esse também é um momento de aprendizado para os produtores. “O contato direto com os consumidores é enriquecedor e há também a troca de experiência com outros produtores”, explica.





Fonte: 24HorasNews

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