Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 23 de Abril de 2007 às 17:21
Por: Ana Paula Bortoloni

    Imprimir


As exportações do Estado de Mato Grosso despencaram 10,02% no primeiro trimestre de 2007 em comparação com o mesmo período do ano passado. O montante arrecadado foi de US$ 927,7 milhões, sendo que em 2006 o valor foi de mais de US$ 1 bilhão. Os números mostram um crescimento inverso ao do País, já que houve um aumento de 15% nas exportações a nível nacional. Os dados foram divulgados hoje pela Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme) e a Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt).

O campeão de queda foi o setor de materiais elétricos, com uma variação de 100% de janeiro a março. Em seguida, aparece o arroz (-95,61%), materiais mecânicos (-91,99%), o açúcar (-64,37%), o algodão (-40,40%), produtos alimentícios (-38,99%) e a produção de soja (-26,54%). Segundo o diretor e presidente do Conselho de Integração Internacional da Fiemt, Fábio Garcia, trata-se de uma queda momentânea e que deve ser recuperada a partir do início das exportações de soja, principal produto de exportação mato-grossense, que ocorreu em março.

Em contrapartida, ele mostra números favoráveis nas exportações de carne, de milho e de madeira que tiveram uma variação positiva de 84,72%, 50% e 27%, respectivamente. “São sinais positivos e que mostram uma tendência de recuperação econômica de Mato Grosso”, disse.

No ranking das exportações brasileiras, Mato Grosso continua na 10ª posição. No topo está São Paulo, seguido pelos Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Pará, Espírito Santo, Bahia e Santa Catarina.

Mais informações em instantes.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/230924/visualizar/