Ausência da família contribui para baixo desempenho de alunos, diz pesquisa
Foram ouvidos 120 diretores, 121 coordenadores e 400 professores das escolas da região. Sendo feito um comparativo principal entre as 10 unidades com melhor e as 10 com pior desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2006) e Prova Brasil 2005. Alguns resultados supreenderam, a pesquisa mostrou que entre as 10 escolas com piores resultados algumas têm prédios novos, professores mais qualificados e menor índice de reprovação. A ausência da família no desenvolvimento escolar também foi um dos fatores mais citados como causador de um desempenho ruim.
Hoje, foi feita uma apresentação de um balanço da segunda parte da pesquisa, método quantitativo, para secretários de Estado. Na próxima sexta-feira a Seduc começa uma análise criteriosa destes dados com toda a equipe educacional.
O secretário de Educação, Luiz Antônio Pagot, explica que a pesquisa ajudará a redimensionar muitas questões e a definir a adoção de políticas. Ele citou que irá acelerar a implantação de uma formação continuada para gestores. A finalidade é fazer que coordenadores pedagógicos e diretores de escolas se tornem gestores com visão empreendedora. “Que saibam analisar a escola sob a forma de um empreendimento e com isso aproximar muito mais a escola da comunidade, da família para que efetivamente a gente consiga ter resultados promissores”, afirmou o secretário. Isso porque a dificuldade na administração financeira também foi um dos fatores destacados na pesquisa.
Acompanharam a apresentação, a secretária Extraordinária de Apoio a Políticas Educaionais, Flávia Nogueira; os secretários de Ciência e Tecnologia, Chico Daltro e de Comunicação Social, José Carlos Dias. O presidente do Ceprotec, Luiz Fernando Caldart também esteve na apresentação.
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