Prefeitos discutem alternativas econômicas em Chapada dos Guimarães
Em pauta, a apresentação da nova regulamentação dos aspectos jurídicos e financeiros e as alternativas econômicas para o desenvolvimento regional. O evento contará com a presença do secretário-adjunto de Projetos Estratégicos e coordenador do Programa MT Regional, Neurilan Fraga.
Os consórcios estão amparados na estrutura do Programa de Desenvolvimento Regional, MT regional, cujas ações envolvem o Governo, a AMM e parceiros como o Banco do Brasil e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), entre outras instituições.
Numa parceria de sucesso, o Governo do Estado se uniu, a partir de 2005, aos prefeitos para identificar e fomentar as cadeias produtivas em todas as regiões do Estado por meio dos consórcios intermunicipais de desenvolvimento econômico e socioambiental.
Coordenados pela Secretaria Secretaria de Projetos Estratégicos, AMM, Banco do Brasil e parceiros como o Sebrae, empresas-âncoras e cooperativas, já foram consolidados neste Governo, 11 consórcios, contemplando 120 Municípios, em todas as regiões do Estado.
Os consórcios são entidades que reúnem diversos Municípios de uma mesma Região para realização de ações conjuntas. Possui personalidade jurídica, estrutura de gestão autônoma e orçamento próprio. É através dos Consórcios que o Programa MT-Regional vai poder implementar as ações voltadas ao desenvolvimento regional.
Comentários