Computador na escola não melhora notas, diz estudo
O primeiro estudo, feito pelo economista Naercio Menezes Filho, professor da Universidade de São Paulo (USP) e do Ibmec-SP, comparou alunos de mesmo perfil socioeconômico e no mesmo ambiente. Os resultados mostraram que a média em matemática nas escolas que oferecem acesso a computadores não difere de forma significativa dos estudantes sem acesso à tecnologia.
Segundo Menezes, o efeito positivo dos computadores aparece quando o aluno tem acesso a eles e à Internet em casa. Ele diz que talvez estejam faltando professores que forneçam orientações sobre um uso adequado dos computadores. "Em casa essa tarefa está sendo feita pelos pais", afirmou ele à Folha.
O segundo estudo foi na Alemanha pela pesquisadora Maresa Sprietsma, do Centro de Pesquisas Econômicas Européias. Ele concluiu que a presença de computadores em escolas afeta negativamente o desempenho dos alunos em português e em matemática. Ela sugere que os alunos, quando usam o laboratório fora do horário escolar, deixam de fazer outras atividades de aprendizado.
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