Repórter News - reporternews.com.br
Feirantes aprovaram a área, mas os recursos para a construção ainda não foram assegurados pela prefeitura de Cuiabá
Novo terminal será no Distrito Industrial
Geraldo Tavares/DC
Feira atacadista será na área da antiga Companhia de Armazéns e Silos (Casemat), no Distrito Industrial
O Terminal Atacadista de Hortifrutigranjeiros do Verdão, em Cuiabá, deverá ser transferido para a área da antiga Companhia de Armazéns e Silos (Casemat), no Distrito Industrial.
No espaço atual, que fica a menos de 500 metros da Arena Pantanal, está prevista a construção de um estacionamento alternativo para atender delegações oficias e outros grupos durante os jogos da Copa de 2014.
A definição da área para onde serão transferidos os 200 atacadistas que abastecem o comércio cuiabano e de cidades vizinhas aconteceu esta semana, depois de dois anos de discussões e, claro, da aprovação dos atacadistas.
O presidente da Associação dos Permissionários do Terminal Atacadista de Cuiabá (Apetac), Luciano de Souza, disse ontem que todos os comerciantes do centro de abastecimento visitaram e gostaram da nova área.
Agora, diz Luciano, a expectativa é que o governo do Estado, por meio da Secopa, construa um terminal atacadista com pelo menos 200 boxes e uma infraestrutura que atenda as necessidades dos comerciantes e da capital mato-grossense.
Conforme Luciano de Souza, a prefeitura de Cuiabá já adiantou que não dispõe de recursos para executar esse projeto. As estimativas iniciais apontam para investimentos em torno de R$ 10 milhões, de acordo com a Apetec.
Ontem, a prefeitura chegou a divulgar que a transferência dos atacadistas estaria prevista para o final do mês de julho. Já Luciano chegou a dizer que o projeto arquitetônico já estaria sendo elaborado pela Secopa.
O secretário municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Elias Alves de Andrade, disse que aprovado por todos os atacadistas, o projeto aguarda apenas a definição dos custos finais para execução.
Na Secopa, entretanto, o secretário Maurício Guimarães informou, por meio da assessoria de imprensa, que não há, pelo menos por enquanto, nenhum projeto referente ao Terminal Atacadista e que o custeio do projeto é uma questão que está sendo discutida pessoalmente entre o governador Silval Barbosa e o prefeito Mauro Mendes.
O atual mercado atacadista não tem condições físicas e sanitárias de funcionamento. O espaço já foi condenado pela Vigilância Sanitária e também é alvo da reclamação dos moradores de bairro devido ao lixo.
Os resíduos acumulam-se em um espaço inadequado e resultam em mau cheiro.
Fonte:
Do Diário de Cuiabá
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/23111/visualizar/
Comentários