Censo Escolar vai colher informações sobre cada aluno
Com a mudança, a pesquisa deste ano será mais detalhada, segundo a diretora de estatística da Educação Básica do Inep, Maria Inês Pestana. "Nós trabalhávamos com as informações agregadas por escolas. Agora teremos por indivíduo, por aluno e por docente".
A diretora do Inep considera que o censo feito por indivíduo vai possibilitar que a política educacional chegue mais efetivamente ao aluno. ''Ao aluno dar uma informação para o censo, ele, permite saber como os programas do governo chegam a ele”.
O Censo Escolar coleta anualmente, em 31 de março, informações sobre a educação básica, abrangendo todas as suas etapas ou níveis (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio) e modalidades (ensino regular, educação especial, educação de jovens e adultos e educação profissional de nível técnico.
No censo escolar deste ano vão ser computados dados de 204 mil escolas, dois mil e 400 docentes e cerca de 56 milhões de estudante da rede pública de todo país.
Ele agora será iniciado no dia 30 de maio, última quarta-feira do mês, e será concluído em 31 de agosto. A data foi mudada para que as incorreções decorrentes de dupla matricula e mudanças de escola,problemas comuns no início de cada ano letivo, não sejam computados.
Comentários