Municípios da Baixada Cuiabana elegem nova diretoria do Consad
O Consad é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e atua em 40 territórios do país. Com foco na segurança alimentar e na geração de trabalho e renda, o consórcio é uma associação entre o poder público e a sociedade civil, com a função de articular e implantar ações para estimular o desenvolvimento local.
A Baixada Cuiabana foi uma das primeiras regiões contempladas com o consórcio, em 2004, devido às características dos municípios. Eles possuem baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), pequenas populações e sua atividade econômica é baseada, na maioria dos casos, na agricultura familiar.
Recursos de R$ 1 milhão já foram investidos em projetos de combate à fome e melhoria da qualidade de vida da população, por meio do desenvolvimento sustentável nestes municípios. O destacaque do programa é o projeto de agroindustrialização, que objetiva agregar valor aos produtos primários produzidos na região da Baixada Cuiabana e originados da fruticultura como cana-de-açúcar e pescado, com a implantação de agroindústrias de pequeno porte.
Por meio das agroindústrias foi possível melhorar o aproveitamento de frutas como caju, manga, cana-de-açúcar e pescado, saindo da produção artesanal para o beneficiamento e processamento destes produtos. Cinco agroindústrias estão implantadas nas cidades de Jangada (suco de caju), Várzea-Grande (pescado) Barão de Melgaço (pescado), Cuiabá (processamento de frutas – doces, banana chips, banana passa) e Santo Antônio (rapadura, melado e açúcar mascavo).
Os municípios que compõem o Consad são : Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Cuiabá, Jangada, Nossa Senhora do Livramento, Poconé, Rosário Oeste, Santo Antônio de Leverger e Várzea Grande. No final do ano passado, Nobres, Planalto da Serra e Nova Brasilândia passaram a integrar o Consad Baixada Cuiabana.
Comentários