Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sábado - 21 de Abril de 2007 às 16:25

    Imprimir


A Petrobras começa a se preparar para ter o gás natural liqüefeito (GNL) como uma das alternativas ao crescimento de consumo do gás natural no país. A assessoria de imprensa da estatal informou nesta sexta-feira(20) que a empresa vai contratar duas novas embarcações que serão utilizadas como unidades de regaseificação de gás natural liqüefeito, processo pelo qual o gás em estado líquido importado volta à condição de gasoso. As unidades vão funcionar na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, e no Porto de Pecém, no Ceará.

O custo do afretamento dos dois navios totalizará cerca de US$ 90 milhões por ano, incluindo as despesas operacionais. As duas unidades terão a capacidade de regaseificar 21 milhões de metros cúbicos por dia.

A expectativa da Petrobras é colocar a primeira unidade em operação no primeiro semestre de 2008 – quando o país deverá enfrentar problemas de abastecimento de gás natural em razão do crescimento do consumo.Segundo a empresa, o GNL regaseificado vai atender principalmente às necessidades de consumo das usinas termelétricas.

De acordo com a Petrobras, oTerminal de Regaseificação de GNL a ser instalado na Baía de Guanabara (RJ) ficará próximo a três grandes usinas termelétricas fluminenses: Barbosa Lima Sobrinho, Leonel Brizola e Mário Lago.

Já o Terminal de Pecém, além do suprimento a usinas termelétricas cearenses, atenderá também parte do mercado industrial da região Nordeste. Na avaliação da Petrobras, o “Projeto GNL” constitui a melhor solução técnica e econômica para viabilizar o suprimento flexível de gás “tanto no curto como no longo prazo”, disponibilizando gás natural nas regiões Sudeste e Nordeste do país e garantindo a confiabilidade das Usinas Termelétricas.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/231226/visualizar/