Petrobras aprova afretamento de navios para regaseificação de GNL
O custo do afretamento dos dois navios totalizará cerca de US$ 90 milhões por ano, incluindo as despesas operacionais. As duas unidades terão a capacidade de regaseificar 21 milhões de metros cúbicos por dia.
A expectativa da Petrobras é colocar a primeira unidade em operação no primeiro semestre de 2008 – quando o país deverá enfrentar problemas de abastecimento de gás natural em razão do crescimento do consumo.Segundo a empresa, o GNL regaseificado vai atender principalmente às necessidades de consumo das usinas termelétricas.
De acordo com a Petrobras, oTerminal de Regaseificação de GNL a ser instalado na Baía de Guanabara (RJ) ficará próximo a três grandes usinas termelétricas fluminenses: Barbosa Lima Sobrinho, Leonel Brizola e Mário Lago.
Já o Terminal de Pecém, além do suprimento a usinas termelétricas cearenses, atenderá também parte do mercado industrial da região Nordeste. Na avaliação da Petrobras, o “Projeto GNL” constitui a melhor solução técnica e econômica para viabilizar o suprimento flexível de gás “tanto no curto como no longo prazo”, disponibilizando gás natural nas regiões Sudeste e Nordeste do país e garantindo a confiabilidade das Usinas Termelétricas.
Comentários