Fidel tem 'primeira atividade oficial' desde cirurgia
Até o momento, não foram mostradas imagens da reunião de Fidel com Wu Guanzheng. Mas esse encontro diplomático é visto como mostra da melhora de seu estado de saúde.
O líder cubano, de 80 anos, não é visto em público desde o final de julho de 2006, quando foi operado e entregou o comando do país temporariamente a seu irmão, Raúl Castro.
Desde que passou o poder ao irmão, Fidel apareceu somente em imagens na TV e em participações no rádio - inclusive no programa diário do presidente da Venezuela, seu aliado Hugo Chávez.
A ausência tem provocado especulações a respeito da gravidade de sua doença. Em Cuba, a saúde de Fidel é tratada como segredo de Estado.
Retorno gradual
Nas últimas semanas, no entanto, Fidel parece estar retomando parte de seu papel na vida política cubana.
Na semana passada, Chávez disse que o presidente já retomou boa parte de suas funções no governo e que está "quase totalmente recuperado".
Recentemente, Fidel escreveu dois artigos no jornal oficial do Partido Comunista de Cuba, o Granma, criticando a política americana para o setor de biocombustíveis.
Segundo analistas, esses artigos podem ser um sinal de que o líder cubano está retomando a atividade política.
Em Cuba, autoridades afirmam que é apenas uma questão de tempo até que Fidel volte a comandar o país.
Em declarações na semana passada, o ministro de Relações Exteriores de Cuba, Felipe Pérez Roque, afirmou que Fidel é "informado permanentemente" e "consultado nas decisões mais estratégicas" e que voltará a assumir seus encargos "quando estiver totalmente recuperado".
Comentários