Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 20 de Abril de 2007 às 17:15
Por: Raquel Teixeira

    Imprimir


Jaciara, MT – Um dos sete maiores produtores de álcool e açúcar do País, Mato Grosso tem uma estimativa de produção para a safra 2007/2008 de 14 milhões de toneladas de cana-de-açúcar moída, 800 mil metros cúbicos de álcool e 10 milhões de sacas de açúcar. Os dados do Sindicato das Indústrias Sucroalcooleiras de Mato Grosso (Sindalcool-MT) refletem o bom momento vivido pelo setor, impulsionado pela expansão do mercado de biocombustíveis.

Uma das empresas que contribuem para reforçar os números acima, o Grupo Naoum, instalado em Jaciara (120 km ao Sul de Cuiabá), completa neste mês 35 anos de investimentos no Estado, quando adquiriu a primeira usina no município, a Jaciara.

Participando das comemorações realizadas nesta sexta-feira (20), quando a empresa inicia o processo de moagem de cerca de 2 milhões de toneladas de cana e marca o processo em todo o Estado, o governador Blairo Maggi destacou a força do empreendimento realizado pelo grupo na região.

“Mato Grosso está saindo de um período de intensa atividade primária e buscando solidificar seu desenvolvimento nas atividades secundárias, de agroindustrialização. E para isso, buscamos caminhos e mecanismos para que as empresas possam se desenvolver e trabalhar dentro de um conceito que agregue desenvolvimento e equilíbrio social, como o trabalho já iniciado pelo Grupo Naoum”, afirmou Maggi ao falar do pioneirismo da família, conduzida pelo presidente do grupo, Mounir Naoum.

Maggi voltou a reforçar que a intenção do Governo é conduzir em um trabalho de parceria com empresas, produtores, organismos não-governamentais em ações que façam de Mato Grosso um estado ambientalmente justo e correto. “Necessitamos organizar o Estado na questão ambiental, de forma que todos trabalhem dentro da lei, não pensando apenas que é dever, mas um direito de todos e que possam ter no Governo as garantias para que investimentos possam ser realizados dentro de um marco regulatório e toda a sociedade tenha consciência de suas obrigações e trabalhe por elas”, enfatizou.

PRODUÇÃO MATO-GROSSENSE

Com 11 usinas de álcool e açúcar instaladas e em operação, Mato Grosso tem 80% da produção voltada ao atendimento da demanda do mercado externo, sendo os estados da região Sudeste os maiores compradores. Além disso, o açúcar mato-grossense já chega aos mercados europeu, asiático e africano.

Com o início da safra neste mês de abril, a expectativa do Sindalcool é de que as empresas do setor superem os números da safra anterior, quando foram moídos 13 milhões de toneladas de cana. Para esse ano, a produção estimada é de 14 milhões de cana moída, um aumento de quase 10% em relação à safra 2006/07.

GRUPO NAOUM

Nos 35 anos de investimentos na região sul-matogrossense, o Grupo Naoum chega à safra deste ano com uma meta de produção de 3,8 milhões de sacas de açúcar e 45 milhões de litros de álcool. O grupo detém 14% do mercado em Mato Grosso com a produção das usinas Jaciara e a Pantanal que ocupam uma área de 40 mil hectares.

A empresa se consolidou no sul do Estado, sendo responsável pela geração e manutenção de postos de trabalho no município de Jaciara e cidades circunvizinhas. Atualmente, a empresa gera 3 mil empregos diretos e desenvolve ações sócio-ambientais como a criação de um viveiro de mudas de plantas da região.

Para o presidente do grupo, Mounir Naoum, a exepctativa é que o Estado cresça ainda mais na produção sucro-alcooleira, mas, para isso, ressalta ele, é necessário que a infra-estrutura cresça no mesmo ritmo.

A usina Jaciara é uma das mais antigas empresas em atividade no Centro-Oeste na industrialização da cana-de-açúcar e na gestão de suas atividades, o desenvolvimento de ações sustentáveis faz parte do cotidiano, como a geração da própria energia, proteção de mananciais e recuperação de mata ciliar.

Participaram da solenidade os secretários de Estado Neldo Egon (Desenvolvimento Rural), Alexandre Furlan (Indústria, Comércio e Energia), Pedro Nadaf (Desenvolvimento do Turismo), coronel Orestes Oliveira (Casa Militar), procurador-geral do Estado, João Virgílio do Nascimento Sobrinho e procurador do Estado Francisco Silva.





Fonte: Redação/Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/231338/visualizar/