Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 20 de Abril de 2007 às 16:24

    Imprimir


O dólar comercial encerrou a sexta-feira cotado a R$ 2,028 para venda, em queda de 0,14% sobre o fechamento de ontem. O Banco Central estreou hoje a nova estratégia de "surpreender" o mercado e conseguiu, segundo profissionais de corretoras, segurar uma baixa ainda maior da cotação.

A taxa de risco-país renovou mais uma vez sua menor pontuação histórica. O indicador Embi+, do banco JP Morgan, bateu os 145 pontos no final da tarde desta sexta-feira, número 3,31% inferior à pontuação de ontem.

A semana foi marcada pela apreensão do mercado com o novo procedimento do BC, que deixaria de anunciar com antecedência de um dia a realização de leilões de "swap reverso", tipo de contrato que tem o efeito de provocar a alta das cotações. Nesta sexta-feira, a autoridade monetária avisou o mercado por volta das 12h --"em cima da hora"-- que faria um leilão de "swap reverso".

"Ele viu que a Bolsa abriu positiva, por causa dos mercados europeus, e que por aqui a taxa de câmbio iria cair mais. Por volta do meio-dia o BC fez o anúncio do leilão, quando a taxa estava a R$ 2,014 [a menor cotação do dia]. Na hora em que ele anunciou, o mercado começou a subir novamente", afirma João Carlos Benites, gerente da corretora Moeda.

Benites acrescenta que taxa de câmbio em tendência de queda, mesmo com as apostas de que a Selic (juro primário da economia) deve cair ainda mais na próxima reunião do Copom (Comitê de Política Monetária). "O que importa é o fluxo de recursos, o que entra de recursos para o mercado, e isso não se modificou", afirma.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/231349/visualizar/